segunda-feira, 13 de outubro de 2014

4985. LISBOA: dezenas de inundações

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informou a meio da tarde desta segunda-feira que registou, até às 16h00, "quatro dezenas de inundações na zona da Grande Lisboa". Inicialmente, a ANPC dava conta de casos de "pequena dimensão, na via pública, ou em garagens". No entanto, a chuva intensa que se registou durante a tarde fez com que estas inundações tomassem outras proporções. "Os meios estão na rua a fazer o ponto da situação e em breve teremos novas informações", acrescentou ao CM a Proteção Civil.
Pedro Patrício, comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, disse que uma pessoa foi arrastada pelas águas na zona de Xabregas, tendo ficado com algumas escoriações. A chuva que caiu em Lisboa causou diversas inundações em vários pontos da cidade. A baixa, Benfica, São Domingos de Benfica, Olivais e Misericórdia foram zonas onde se verificaram inundações, segundo os bombeiros. Parque das Nações, Estrela, Alvalade, Santa Clara, Campolide, Ajuda e Santo António foram outras zonas também afetadas.
Estações do Metro de Lisboa inundadas – Às 16h00, na estação de Metro do Jardim Zoológico (Linha Azul), em Lisboa, a água estava a inundar a plataforma. A estação de São Sebastião também não escapou a uma inundação. Fonte do Metropolitano de Lisboa informou que algumas estações foram afetadas pela entrada de água e lama, estando um dos acessos à estação do Rossio encerrada para limpezas, assim como metade do átrio norte da Estação do Jardim Zoológico. Contudo, estas ocorrências não afetaram o normal funcionamento dos comboios do Metro.
Calçada de Carriche cortada ao trânsito – A Calçada de Carriche foi cortada ao trânsito nos dois sentidos, às 16h00, devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse fonte policial. A Polícia de Segurança Pública (PSP) desviou o trânsito até estarem reunidas as condições para reabrir a via. Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), afirmou que a circulação nesta artéria da cidade foi restabelecida por volta das 19h00.
Túnel da Avenida João XXI intransitável – O túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, foi cortado ao trânsito por volta das 16h15, nos dois sentidos, devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse fonte policial, acrescentando que o trânsito foi desviado para outras vias próximas. Pouco depois das 19h00, fonte do COMETLIS referiu que o trânsito nesta zona continua fechado em ambos os sentidos, não havendo previsão para a reabertura do túnel, que se encontra "isolado" pela água. Nas restantes vias da cidade, a circulação "está normalizada", acrescentou a fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Circulação interrompida nos Túneis do Campo Grande – Os túneis do Campo Grande, em Lisboa, foram cortados ao trânsito devido à acumulação de água, na sequência da chuva intensa que se fez sentir durante a tarde desta segunda-feira, disse a PSP. Segundo fonte do COMETLIS, às 17h10, estes túneis mantinham-se encerrados à circulação, tal como o túnel da Avenida João XXI e a Calçada de Carriche. A avenida Dr. Augusto Castro, na zona de Chelas, foi também cortada ao trânsito, nos dois sentidos, com a água acumulada na via a entrar para a estação do Metropolitano de Chelas. A mesma fonte afirmou que os túneis foram reabertos por volta das 19h00.
J.F.S., T.L.P., T.R.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: