quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

5062. ANTEVISÃO ESPECIAL: Tendência do estado do tempo para a noite de Natal

Carta Modelo GFS para 25_12_2014_00h00UTC
Fonte: El tiempo
=============
Um anticiclone estendendo-se em crista desde a Península Ibérica até à Europa Central condicionará o estado do tempo no território de Portugal Continental, predominando o céu pouco nublado ou limpo, vento fraco e acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada nas regiões do interior. Haverá também a possibilidade de formação de nevoeiro nos vales dos grandes rios do interior, podendo ser persistente ao longo do período diurno e originar sincelo em Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Alta.
Para o Arquipélago da Madeira predominará uma corrente de leste, enquanto o Arquipélago dos Açores irão ser afectados pela aproximação e passagem de uma superfície frontal, previsivelmente bastante activa, que dará origem a períodos de céu muito nublado e ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas; o vento será forte a muito forte, com rajadas do quadrante sul.
Esta é uma previsão a médio prazo, feita através dos dados disponibilizados actualmente pelo modelo GFS, sujeita a actualizações; deverá ser vista apenas como uma tendência. Para previsões oficiais consulte sempre o site do IPMA.

Sem comentários: