sábado, 31 de janeiro de 2015

5128. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 31 de Janeiro de 2015_12h00
Fonte: MetOffice
============
O estado do tempo na Península Ibérica está a ser influenciado pela presença da tempestade Mischka, centrada no Mar do Norte e que estende a sua acção por toda a Europa Ocidental e Central. Assim, durante a última noite e início desta manhã, uma superfície frontal fria cruzou o território de Portugal Continental, tendo originado precipitação e vento forte, com rajadas muito fortes, e forte ondulação marítima junto à costa.
Prevê-se que nas próximas 24 horas se mantenha a corrente moderada de norte, originando vento forte, com rajadas muito fortes, especialmente nas terras altas, e a ocorrência de períodos de céu muito nublado alternando com abertas e a possibilidade de ocorrerem aguaceiros, pontualmente acompanhados de trovoadas, e que poderão ser de neve nas terras altas do norte e centro. No mar persistirá uma forte ondulação marítima, em especial na costa ocidental.
Um novo sistema frontal deverá a começar a afectar o estado do tempo nas regiões do norte a partir do final de Domingo, atravessando todo o território do continente durante a Segunda-feira.

Sem comentários: