quarta-feira, 1 de abril de 2015

5189. Previsão especial de Páscoa

Informação especial
=================================
Portugal Continental – Devido à persistência de uma corrente de nordeste sobre o território do continente até dia 5, a temperatura máxima do ar registará valores elevados, tais como os que foram registados hoje, dia 1, e que serão superiores aos valores médios para a época do ano.
A temperatura máxima irá variar entre 25 e 30 ºC na generalidade do território, com excepção do interior Norte e Centro e no Algarve onde, em geral, não deverá ultrapassar 25 ºC. A temperatura mínima, em alguns locais do interior Norte e Centro, irá registar valores relativamente baixos, da ordem de 5ºC, enquanto nas restantes regiões estará entre 10 e 15 ºC.
O vento predominará do quadrante leste, soprando em regime de brisa na faixa costeira ocidental durante a tarde e, a partir de sexta-feira, dia 3, haverá um aumento significativo da nebulosidade.
No dia 6, devido a condições de instabilidade atmosférica, associadas a uma região depressionária que afectará a Península Ibérica e a Madeira, prevê-se a descida significativa da temperatura máxima e a provável ocorrência de precipitação.
Arquipélago dos Açores – Até ao próximo dia 04 de Abril (sábado) o estado do tempo no Arquipélago dos Açores será condicionado pela presença de uma superfície frontal fria com ondulações. Nestas condições, o céu deverá apresentar-se muito nublado, por vezes com abertas de modo particular no Grupo Oriental, estando prevista a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco nos Grupos Ocidental e Central, com o vento a soprar nestes últimos dois Grupos predominantemente do quadrante sul moderado a fresco (20/40 km/h) mas tornando-se muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 75 km/h. No Grupo Oriental o vento soprará fraco a bonançoso (05/20 km/h) do quadrante leste.
A partir do dia 05 de Abril (domingo), registar-se-á uma melhoria gradual do estado do tempo, em especial nos Grupos Ocidental e Central, com o céu a apresentar-se com períodos de muito nublado mas com abertas, podendo ocorrer aguaceiros, de uma forma geral fracos, em todo o Arquipélago. Nos dias 05 e 06 de Abril (domingo e 2ª feira), o vento soprará predominantemente de noroeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 55 km/h.
No período compreendido entre os dias 02 e 06 de Abril, a ondulação será do quadrante oeste de 1 a 2 m, sendo do quadrante norte no dia 02 de Abril (5ª feira) no Grupo Oriental, aumentando para 2 a 3 m a partir do dia 04 de Abril (sábado) nos Grupos Ocidental e Central.
Também no mesmo período, as temperaturas máximas deverão variar entre os 17º e os 19º, e as mínimas entre os 14º e 16º, podendo entre os dias 03 e 04 de Abril (6ª feira e sábado) as temperaturas mínimas descer até aos 11º/12º.
Arquipélago da Madeira – O estado do tempo entre os dias 2 e 4 será condicionado essencialmente por um anticiclone, localizado a sul dos Açores, e nos dias 5 e 6 pela aproximação de um sistema frontal.
Prevê-se a ocorrência de nebulosidade, em especial nas vertentes norte da ilha da Madeira, e o vento será do quadrante norte, com maior intensidade nas terras altas a partir do dia 4. A precipitação deverá ocorrer nos dias 5 e 6, sendo pouco provável nos dias anteriores.
A temperatura máxima irá variar entre 18 e 22ºC e a temperatura mínima entre 10 e 14ºC. Nas zonas mais elevadas da ilha da Madeira, a temperatura do ar estará entre 5 e 14ºC. Para um maior detalhe, sugere-se a consulta da previsão descritiva através do site www.ipma.pt

Sem comentários: