segunda-feira, 4 de maio de 2015

5254. Efeitos do mau tempo

O mau tempo assolou o norte do país e deixou marcas humanas e materiais. Em Braga, a queda de uma árvore provocou ferimentos graves a um homem quando atravessava uma estrada, e já ao final da tarde foi confirmada a morte dessa pessoa. Os ventos fortes e a chuva que se fizeram sentir um pouco por todo o distrito causaram ainda um ferido ligeiro em Esposende, também na sequência da queda de uma árvore.
Em Guimarães, os Bombeiros Voluntários foram chamados a intervir na queda de duas árvores de grande porte em cima de viaturas, uma em Fermentões, outra em Urgezes, mas não há registo de vítimas. O mau tempo provocou a queda de 27 árvores no Alto Minho, sendo que em Viana do Castelo, as fortes rajadas de vento derrubaram um poste de iluminação pública que caiu sobre uma viatura, mas sem causar feridos.
De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo a queda do poste de iluminação pública ocorreu na freguesia Santa Maria Maior, e provocou "apenas" danos materiais na viatura "onde veio a embater, lateralmente". Além de Viana do Castelo, concelho mais fustigado com dez ocorrências, Ponte de Lima registou sete quedas de árvores, sendo que na estrada nacional 203, na freguesia de Vitorino das Donas, o trânsito esteve cortado durante mais de uma hora para a remoção de "uma árvore de grande porte". Nos restantes concelhos do Alto Minho também ocorreram várias quedas de árvores mas não provocaram constrangimentos na circulação automóvel.
Registaram-se quedas de árvores também em Gaia e em Aveiro com um cenário muito semelhante, como refere José Bismark, comandante dos bombeiros.
Marcos Celso
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: