terça-feira, 6 de outubro de 2015

5465. Ranking Meteorológico Europeu (3º Trimestre de 2015)

Totais acumulados e percentagem de desvio em relação ao normal
TEMPERATURA MÁXIMA DIÁRIA
* * *
=======================================
TEMPERATURA MÍNIMA DIÁRIA
* * *
=======================================
PRECIPITAÇÃO MÁXIMA DIÁRIA
* * *
* * *
A primeira análise sintética aos dados para as estações meteorológicas portuguesas permite concluir que, no registo das temperaturas máximas observadas diariamente ao longo do trimestre, todas as estações de Portugal WeatherOnline, apresentaram valores acumulados inferiores à média esperada para o terceiro trimestre deste ano, traduzindo um trimestre mais fresco do que é normal, retomando uma tendência que tinha sido interrompida no trimestre anterior.
No que se refere aos máximos diários de precipitação acumulados ao longo do terceiro trimestre de 2015, os valores de quase todas as estações portuguesas ficaram igualmente abaixo dos valores normais esperados para o conjunto dos três meses do trimestre; apenas as Flores, Lajes/Terceira, Angra do Heroísmo, e Porto/Pedras Rubras tiveram um acumulado de máximos diários de precipitação acima do que é normal neste terceiro trimestre de 2015.
Os presentes dados referem-se ao terceiro trimestre do ano de 2015. Os dados entre parênteses correspondem ao desvio em relação à média para o segundo trimestre do ano, calculado com base nos valores registados desde 2007 (acumulação de temperatura máxima diária e precipitação máxima diária) e 2010 (acumulação de temperatura mínima diária). A cor verde assinala que, no referido trimestre, a estação meteorológica registou valores superiores ao que é normal no trimestre, enquanto a cor vermelha significa que a estação meteorológica registou valores inferiores ao que é normal para o trimestre.
Os dados estatísticos assinalam uma pontuação elaborada a partir do WeatherOnline, atribuindo uma pontuação de 10 a 1 a cada estação meteorológica que se posicionou nos 1º a 10º lugar no ranking diário de temperaturas máximas e mínimas e de precipitação acumulada em 24 horas, no conjunto de todas as estações meteorológicas da Europa, consideradas no seu conjunto como padrão de comparação. Todos os dados vão sendo actualizados e disponíveis livremente em ficheiro Excel noGrupo Yahoo TEMPOGERO.

Sem comentários: