terça-feira, 13 de outubro de 2015

5477. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

O estado do tempo em Portugal Continental encontra-se esta Terça-feira, 13 de Outubro (00h00_UTC) condicionado por um extenso cavado desde a Europa Central até à Península Ibérica onde, na sua extremidade sudoeste, se situa uma depressão que lentamente desce de latitude ao largo da costa ocidental de Portugal Continental. Pelo bordo setentrional do cavado desce uma língua de ar árctico modificado que contorna a depressão (cut-off ou centro de baixa pressão) e gira para o Mediterrâneo pelo bordo sul do referido cavado. Junto à cut-off existe um movimento contrário ao do ponteiro dos relógios, de onde vão emergindo linhas de instabilidade que percorrem as regiões do centro e do interior sul de Portugal Continental, originando ai a ocorrência de instabilidade. A cut-off tenderá a deslocar-se para sul/sueste, em direcção ao Golfo de Cádiz.
Assim, para esta Terça-feira, o estado do tempo permanecerá instável em Portugal Continental, particularmente nas regiões do centro e interior sul, com o aumento da nebulosidade e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas. A instabilidade tenderá a diminuir de norte para sul ao longo do dia.
A entrada de ar relativamente mais frio, primeiro na região norte e depois na região centro, procedente de noroeste – corrente árctica derivada, terá como consequência uma descida progressiva da temperatura do ar, traduzida, segundo o IPMA, na possibilidade de formação de geada nos locais abrigados, durante a noite, a partir da madrugada de Quinta-feira.

Sem comentários: