sábado, 17 de outubro de 2015

5483. PORTUGAL CONTINENTAL: Sábado e Domingo com temporal

O estado do tempo em Portugal Continental estará condicionado pela presença de um centro de baixas pressões bastante cavado que passará ao largo da costa ocidental portuguesa ao longo do dia, com uma trajectória de sul para norte. Associado ao centro de baixas pressões surgem várias linhas de instabilidade que giram em sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Assim, com estas situações sinópticas, o estado do tempo tenderá a tornar-se muito instável, de sul para norte, com o aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada por trovoadas, afectando todo o território do continente.
O profundo cavamento do centro de baixas pressões e a grande diferença de pressão atmosférica em curtas distâncias relativamente ao seu centro levará à ocorrência de vento moderado a forte, com rajadas muito fortes do quadrante sul, principalmente no litoral oeste (progredindo de sul para norte consoante o deslocamento do centro de baixas pressões) e nas terras altas.
Tendo em atenção ao agravamento do estado do tempo, recomenda-se o acompanhamento da evolução do estado do tempo no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e aos alertas da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Sem comentários: