quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

5624. Previsão do estado do tempo para o fim-de-semana das eleições presidencais

Portugal Continental – O estado do tempo em Portugal continental será condicionado, desde hoje dia 20 de Janeiro, e pelo menos até Domingo, dia 24 de Janeiro, por dois centros de acção: uma vasta região depressionária complexa centrada sobre o Atlântico Norte, e por outro lado, um anticiclone localizado sobre o interior do continente europeu que, gradualmente, tende a impor a sua influência no fim-de-semana das eleições. Associada a esta corrente, ter-se-á a passagem de massas de ar tropical húmido.
Prevê-se a ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, que no fim de semana tendem a ser pouco frequentes e eventualmente apenas nas regiões Norte e Centro, e em particular no Domingo, dia 24, a probabilidade de não ocorrer precipitação em todo o território é superior a 90%, com predomínio de céu pouco nublado.
As temperaturas mínimas tenderão a subir ligeiramente, e no dia 24, deverão variar aproximadamente entre 8ºC e 12ºC, embora com valores ligeiramente mais baixos no nordeste transmontano e na Beira Alta, e valores ligeiramente mais elevados na costa sul do Algarve. As temperaturas máximas serão agradáveis, variando aproximadamente, entre 14ºC e 20ºC, com excepção da zona da serra da Estrela, onde serão ligeiramente inferiores.
Arquipélago dos Açores – Devido à passagem de um sistema frontal com ondulações no dia 23, o céu irá apresentar-se muito nublado com períodos de chuva e aguaceiros em todo o arquipélago. O vento irá soprar de sudoeste muito fresco a FORTE, com rajadas que poderão atingir 85 km/h. As temperaturas mínimas irão variar entre 14ºC e 15ºC e as máximas entre 16ºC e 17ºC.
Para o dia 24 prevê-se ainda alguns aguaceiros em todo o arquipélago, descida da temperatura e vento moderado a fresco de noroeste, com rajadas até 55 km/h. As temperaturas mínimas irão variar entre 09ºC e 10ºC e as máximas entre 12ºC e 13ºC.
Arquipélago da Madeira – O estado do tempo na Madeira será condicionado, desde hoje, dia 20 de Janeiro, e pelo menos até Domingo, dia 24 de Janeiro, por um anticiclone relativamente estacionário localizado a su-sudoeste do arquipélago, e ao qual está associada uma massa de ar, maioritariamente tropical. No final de dia 24, ter-se-á aproximação de uma superfície frontal fria.
O céu terá períodos de muita nebulosidade e poderão ocorrer períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos e pouco frequentes, e para o final do dia 24 poderão ocorrer períodos de chuva.
As temperaturas mínimas deverão variar, aproximadamente, entre 15ºC e 17ºC, e as máximas, entre 18ºC e 22ºC. Nas zonas montanhosas, os valores mínimos e máximos serão substancialmente mais baixos.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: