sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

5642. PORTUGAL CONTINENTAL: Mau tempo (12 de Fevereiro)

Precauções tomadas em Amarante – A Protecção Civil de Amarante aconselhou os comerciantes da baixa da cidade a retirarem os seus haveres dos estabelecimentos, para precaver uma eventual subida do Tâmega, cujo caudal já inundou as caves mais baixas. O comandante operacional disse à Lusa que, por "uma questão de prevenção", foi dada esta indicação aos comerciantes, sobretudo da Rua 31 de Janeiro, e alguns deles seguiram a recomendação.
"As previsões para as próximas horas apontam para muita precipitação, por isso estamos de prevenção", afirmou, frisando que os bombeiros estão a monitorizar a situação e os meios estão no terreno. O caudal do rio está a cerca de 40 centímetros de atingir a praceta mais baixa da cidade, acrescentou, ao início da noite.
Linha da Beira Alta cortada em Mortágua – O mau tempo obrigou hoje a que a circulação ferroviária tivesse sido cortada na Linha da Beira Alta, no concelho de Mortágua, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu. De acordo com a fonte, as fortes chuvas obrigaram a que a circulação na linha da Beira Alta tivesse sido interrompida perto das 16:00, no concelho de Mortágua, distrito de Viseu. "Não há qualquer tipo de previsão para a sua reabertura", acrescentou, cerca das 19:00.
Derrocada condiciona trânsito na EN202 – O mau tempo provocou hoje uma derrocada de terras e pedra junto à Estrada Nacional 202 (EN202), entre Arcos de Valdevez e Soajo, estando o trânsito parcialmente cortado, disse à Lusa o vereador da Protecção Civil municipal. A derrocada ocorreu cerca das 18:30 no lugar de Figueiredo, freguesia de Ázere, e não há vítimas.
De acordo com o vereador da Câmara de Arcos de Valdevez, um outro deslizamento de muros para a estrada municipal que serve a freguesia de Távora São Vicente provocou o "corte total" do trânsito, também sem causar vítimas.
Pontes fechadas em Vizela – A Câmara de Vizela anunciou hoje que encerrou à circulação rodoviárias e pedonal a Ponte Velha, sobre o rio Vizela, e a travessia para peões no Parque das Termas, devido ao mau tempo que se faz sentir há várias horas no concelho. "Tendo em atenção as condições climatéricas adversas, assim como o aumento do caudal do rio Vizela, informa-se que se encontra encerrada ao trânsito e acesso pedonal a Ponte Velha", lê-se num comunicado da autarquia.
Aquela infra-estrutura faz a ligação entre as freguesias de Santo Adrião e Tagilde, através da rua de Lamelas. A ponte encerrada no Parque das Termas, também sobre o rio Vizela, situa-se junto ao campo de ténis. Segundo a autarquia, "estes condicionamentos serão estabelecidos por tempo indeterminado, até estarem asseguradas as condições para levantamento das referidas restrições".
A Câmara de Vizela alerta também, de acordo com a informação meteorológica, "para um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias".
Rio Lima galga as margens e inunda Ponte da Barca – Um restaurante emblemático de Ponte da Barca, situado junto ao rio Lima, "tem a água à porta" devido ao mau tempo e às descargas das barragens do Lindoso e Touvedo, disse hoje à Lusa o comandante dos bombeiros locais, que adiantou que as águas do rio "estão a três centímetros de entrar no restaurante, o que deverá acontecer face à previsão de agravamento do mau tempo a partir das 18:00. A protecção civil está "em estado de prontidão" e as barragens de Touvedo e Alto-Lindoso "estão a fazer uma gestão cuidada para não aumentar o débito do caudal", sendo que, nesta altura, "a barragem de Touvedo está a debitar 750 metros cúbicos de água por segundo e a do Alto-Lindoso cerca de 539 metros cúbicos de água por segundo".
O responsável adiantou que, além do restaurante, "não há habitações inundadas nas proximidades do rio", acrescentando que a população da zona ribeirinha "foi aconselhada a tomar medidas de prevenção e a permanecer vigilante".
* * * * * * * * * * * *
Fonte: DN Sociedade

Sem comentários: