quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

5668. Análise Sinóptica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 27 de Fevereiro de 2016_00h00
Fonte: MeteoOffice
========================
Carta de 500 hPa prevista para
Sábado, 27 de Fevereiro de 2016_00h00
Fonte: MeteoPT
===========
O estado do tempo em Portugal Continental estará este fim-de-semana influenciado (Sábado às 00h00) pela presença de um anticiclone centrado sobre o Arquipélago dos Açores e por outro anticiclone centrado na Europa Central; o posicionamento daqueles dois anticiclones favorece o estabelecimento de um fluxo sobre a Península Ibérica, procedente de Noroeste, por onde se alinham sucessivas vagas de baixas pressões, associadas à intrusão de uma potente massa de ar polar marítima, muito fria (temperaturas inferiores a 30 ºC negativos aos 500 hPa, aproximadamente aos 5 500 metros de altitude, no norte, centro, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Vale do Tejo e Alto Alentejo), procedente de elevadas latitudes.
Esta configuração sinóptica, conjugada com a aproximação de um centro de baixas pressões, ao nordeste da Península Ibérica, e passagem de um sistema frontal sobre o território de Portugal Continental, irá condicionar o estado do tempo no continente a partir de amanhã.
Assim, espera-se um aumento da nebulosidade em Portugal Continental a partir do início da manhã, de norte para sul e do litoral para o interior, e ocorrência de precipitação, mais intensa e continuada nas regiões do norte e centro. Esta precipitação será inicialmente em forma de chuva, passando, ao longo da tarde de amanhã, a regime de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoadas e granizo, especialmente no litoral oeste das regiões norte e centro e nas áreas montanhosas.
Com a entrada do ar frio pós-frontal, ocorrerá uma descida significativa da temperatura, favorecendo a queda de neve a notas relativamente baixas, sobretudo no litoral oeste e nas áreas montanhosas do interior norte e centro.
O vento tornar-se-á moderado a forte, com rajadas, inicialmente do quadrante sul e rodando progressivamente para noroeste, especialmente no litoral e nas terras altas.
As condições de instabilidade prosseguirão para Sábado, com ocorrência de precipitação, essencialmente nas regiões do litoral oeste, podendo inicialmente serem de neve a cotas relativamente baixas, subindo rapidamente ao longo da manhã de Sábado.

Sem comentários: