quinta-feira, 26 de maio de 2016

5771. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptrica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica prevista para
Sábado, 28 de Maio de 2016_12h00
Fonte: MetOffice
=============
A situação sinóptica em Portugal Continental estará condicionada, a partir de manhã, Sexta-feira, pelo deslocamento para nordeste de um centro de baixas pressões ou depressão (baptizada de ELVIRA pelo serviço de meteorologia da Universidade de Berlim) que tem estado localizado a oeste da Península Ibérica nos últimos dias.
Com o deslocamento para nordeste da depressão, uma frente oclusa irá atravessar o território de Portugal Continental a madrugada e manhã de Sábado, afectando particularmente as regiões do norte e centro. Esta situação irá favorecer o aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação a partir da noite de Sexta-feira para Sábado, inicialmente no litoral oeste e progredindo posteriormente para o interior; os períodos de chuva serão mais persistentes e intensos no litoral oeste, diminuindo de intensidade à medida que a nebulosidade se dirija para o interior do território do continente.
A partir da manhã de Sábado haverá uma progressiva passagem dos períodos de chuva para o regime de aguaceiros que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.
A instabilidade tendera a diminuir significativamente a partir da tarde de Sábado.

Sem comentários: