segunda-feira, 4 de julho de 2016

5797. Ranking Meteorológico Europeu (2º Trimestre de 2016)

Totais acumulados e percentagem de desvio em relação ao normal
TEMPERATURA MÁXIMA DIÁRIA
* * *
=======================================
TEMPERATURA MÍNIMA DIÁRIA
* * *
=======================================
PRECIPITAÇÃO MÁXIMA DIÁRIA
* * *
* * *
Uma primeira análise sintética aos dados para as estações meteorológicas portuguesas permite concluir que, no registo da acumulação das temperaturas máximas absolutas observadas diariamente ao longo do segundo trimestre deste ano, quase todas as estações portuguesas, representadas no portal WeatherOnline, apresentaram valores acumulados iguais ou inferiores à média esperada para o segundo trimestre de 2016, traduzindo um trimestre normal ou mais fresco do que é normal. Apenas as estações meteorológicas de Viana do Castelo e Alverca do Ribatejo registaram valores de temperatura máxima acumulados, ao longo do trimestre, superiores ao normal, o que se traduziu num trimestre mais quente que o normal.
No que se refere aos máximos diários de precipitação acumulados ao longo do segundo trimestre de 2016, os valores da maior parte das estações portuguesas do território continental foram superiores ao normal esperado para o segundo trimestre do ano, com especial destaque para as Penhas Douradas que foi a estação meteorológica da Europa que acumulou o valor mais alto, relativamente aos máximos diários de precipitação acumulados ao longo do segundo trimestre de 2016 (repetindo o que já se tinha passado no trimestre anterior). Assim, o trimestre foi mais húmido que o normal na maior parte do território de Portugal Continental, com excepção das estações meteorológicas de Viseu, Monte Real, Portalegre e Faro. Já nos arquipélagos, a situação foi inversa, uma vez que apenas a estação meteorológica do aeroporto da Madeira acumulou valores superiores ao normal, tendo as restantes estações ficado aquém do que é normal no segundo trimestre do ano.
Os presentes dados referem-se ao segundo trimestre do ano de 2016. Os dados entre parênteses correspondem ao desvio percentual em relação à média para o segundo trimestre do ano, calculado com base nos valores registados desde 2007 (acumulação de temperatura máxima diária e precipitação máxima diária) e 2010 (acumulação de temperatura mínima diária). A cor verde assinala que, no referido trimestre, a estação meteorológica registou valores superiores ao que é normal no trimestre, enquanto a cor vermelha significa que a estação meteorológica registou valores inferiores ao que é normal para o trimestre.
Os dados estatísticos assinalam uma pontuação elaborada a partir do WeatherOnline, atribuindo uma pontuação de 10 a 1 a cada estação meteorológica que se posicionou nos 1º a 10º lugar no ranking diário de temperaturas máximas e mínimas e de precipitação acumulada em 24 horas, no conjunto de todas as estações meteorológicas da Europa, consideradas no seu conjunto como padrão de comparação. Todos os dados vão sendo actualizados e disponíveis livremente em ficheiro Excel no Grupo Yahoo TEMPOGERO.

Sem comentários: