quarta-feira, 13 de julho de 2016

5810. PORTAL DO CLIMA: Cenários climáticos no Século XXI


=======================
As alterações climáticas previstas a nível global irão ter um impacto significativo em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas, exigindo, a médio e longo prazo, medidas de adaptação que permitam a redução do risco, quer a nível global quer a nível individual, na planificação das actividades e do investimento futuro.
Recentemente o IPMA, I.P., em parceria com o Instituto Dom Luiz da Universidade de Lisboa e integrado no projecto "localwarming" do programa ADAPT, desenvolveu o "portal do clima". Este portal disponibiliza uma vasta gama de indicadores climáticos, temperatura do ar, precipitação, intensidade do vento à superfície, índice de secas, ondas de calor e de frio, incêndio, etc.
Os primeiros resultados deste projecto, correspondentes ao clima previsto até ao final do século, estão disponíveis no portal identificando as anomalias em relação à normal de referência 1971-00 e utilizando dois cenários socioeconómicos contrastantes. Foi utilizado como menos gravoso o cenário RCP4.5 correspondente a uma evolução socioeconómica que controla o aumento das emissões com gases de efeito de estufa, atingindo um máximo na concentração em meados do séc. XXI. Em contraste, o cenário mais gravoso RCP8.5 representa um crescimento contínuo nas emissões durante o séc. XXI
O programa ADAPT é guiado pelos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – MFEEE/EEA-Grants) para apoiar financeiramente a actuação na área de “Adaptação às Alterações Climáticas” em Portugal. O seu desenvolvimento foi guiado pelos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants). Posteriormente o programa foi informado das necessidades e contribuições do grupo de coordenação da ENAAC (Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas).
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: