segunda-feira, 18 de julho de 2016

5816. AÇORES: Poeiras e nevoeiro

Foi recentemente noticiada a chegada de poeiras do Sahara aos Açores. Estas noticias apresentaram este fenómeno como algo de anormal e que de certa forma justifica a formação de nevoeiros fora de época sobre a região. Na verdade, nem a notícia nem a justificação apresentada são verdadeiras. A intrusão de poeiras do deserto do Sahara no Atlântico é um fenómeno frequente, sendo normal atravessar o Atlântico e chegar ao continente americano. Contudo, a nuvem de poeiras em questão, embora extensa, não chegou nem se prevê que chegue aos Açores. Por outro lado, as situações de nebulosidade baixa e de nevoeiro que se verificaram recentemente na região dos Açores não são nem anormais nem fora de época e obviamente nada tem a ver com a massa de ar quente e seco que transporta as referidas poeiras.
Os nevoeiros que por vezes ocorrem no princípio do verão nos Açores estão relacionados com o aumento da temperatura do ar que naturalmente ocorre do inverno para o verão. Este aumento é acompanhado por um aumento da temperatura do ponto de orvalho, que é maior nas massas de ar tropicais marítimas, ficando ligeiramente superior à temperatura da superfície do mar, cujo aumento ao longo do ano é desfasado relativamente ao ar. Quando esta massa de ar passa algum tempo sobre o mar, arrefece até atingir a tal temperatura de ponto de orvalho, condensando e formando nuvens baixas ou nevoeiros. Estas situações nada têm a ver com a noticiada intrusão de poeiras do Sahara, onde a massa tem características diferentes, nem com colisões ou choques de massas de ar.
Lamentavelmente, verificamos com alguma frequência notícias que são trazidas ao público e que na verdade o não são, e pior do que isso, são incorrectas ou até mesmo falsas.
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: