terça-feira, 9 de agosto de 2016

5848. Mais de mil bombeiros combatem dez grandes fogos em Portugal

Mais de 940 operacionais estão hoje à tarde a combater nove grandes fogos florestais no continente português, informa a Protecção Civil no seu 'site', ao mesmo tempo que, no Funchal dezenas de bombeiros se debatem com vários focos de incêndio. As chamas deflagraram na tarde de segunda-feira nas zonas altas do Funchal, em São Roque, pelas 15h30, mas surgiram entretanto novos focos noutros concelhos da costa sul da ilha da Madeira. Oito corporações estão mobilizadas.
De acordo com informação disponibilizada na página da Autoridade de Protecção Civil (ANPC) às 18h20, são registadas oito "ocorrências importantes" no continente português, nos distritos de Aveiro, Viseu, Leiria, Portalegre e Viana do Castelo. Desta lista já não consta o incêndio rural que teve início pelas 19h00 de sábado no concelho de Arouca, no distrito de Aveiro, e que consumiu uma área de mato.
De acordo com a ANPC, o incêndio já se encontra dominado, tendo mobilizado 220 operacionais, apoiados por 79 veículos e um meio aéreo. No mesmo distrito, foi dado também como dominado o fogo que chegou a envolver quase 300 operacionais no concelho de Águeda, com início no domingo.
Ainda no concelho de Arouca está a decorrer um fogo numa zona de floresta, com início na segunda-feira, tendo o alerta sido dado às 14h35. No local estão 57 elementos, 17 viaturas e dois meios aéreos a auxiliar o combate às chamas.
Em Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, um incêndio que tinha sido já dado como dominado teve um reacendimento e no local, uma zona florestal, estão 191 elementos das forças de socorro e segurança, apoiados por 59 viaturas e um meio aéreo. Há duas frentes activas.
No distrito de Portalegre, 154 operacionais, 52 meios terrestres e um aéreo estão envolvidos nas operações no concelho de Ponte de Sor. As chamas, em mato, lavram desde cerca das 15h00 de hoje.
Em Viseu encontram-se 143 operacionais, 42 meios terrestres e três aéreos a lutar contra um fogo com duas frentes activas, com início às 11h15, numa zona de floresta.
No distrito de Viana do Castelo estão a decorrer cinco incêndios rurais - um no concelho de Vila Nova de Cerveira, dois em Arcos de Valdevez, um em Ponte de Lima e outro em Viana do Castelo. No concelho de Vila Nova de Cerveira estão 135 elementos, 49 viaturas e três meios aéreos a combater um incêndio que deflagrou no domingo, cerca das 18h00. De acordo com a Protecção Civil, as chamas lavram num "povoamento misto, com várias frentes activas".
No concelho de Arcos de Valdevez, estão 83 operacionais e 29 meios terrestres a combater um fogo com duas frentes activas, numa zona de mato. O alerta foi dado na madrugada de segunda-feira.
Já no concelho de Viana do Castelo um incêndio com início às 00h35 está a consumir uma área de mato. No local encontram-se 77 bombeiros e 22 veículos a combater as chamas. No concelho de Ponte de Lima, numa zona de mato, decorre um fogo desde segunda-feira, com início às 16h55, que ainda mobiliza 57 operacionais e 15 meios terrestres.
O incêndio que menos meios mobiliza no distrito de Viana do Castelo é que deflagrou no concelho de Arcos de Valdevez, na segunda-feira, às 16h50, numa área de mato. No combate às chamas estão 57 elementos e 15 viaturas.
A Protecção Civil destaca na página como "ocorrências importantes" os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos, mas apenas contempla os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.
* * * * * * * * * * * *

Sem comentários: