segunda-feira, 22 de agosto de 2016

5866. Resumo Climatológico – 1ª quinzena de Agosto de 2016

O período de 1 a 15 de Agosto de 2016 em Portugal Continental foi extremamente quente.
A temperatura média do ar, 25.1 °C foi 2.9 °C acima do valor médio mensal; a temperatura máxima foi superior em 4.5 °C e a temperatura mínima, 1.1°C Em particular o período de 5 a 14, caracterizou-se pela persistência de valores muito altos de temperatura máxima do ar (superiores a 31 °C na média do território Portugal continental), sendo de destacar os dias 6, 7 e 8 em que foram registados valores ≥ 43 °C em algumas regiões e a média do país ter ultrapassado os 38 °C nos dias 7 e 8 (dias mais quentes do ano).
No dia 7, foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima em Porto/P.R, Porto/ S. Gens, Braga, Leiria e Mora. O maior valor da temperatura mínima do ar, 27.9 °C ocorreu em Lisboa/Geofísico na madrugada do dia 7 e igualou o anterior máximo registado em 2/8/2003.
Entre os dias 5 e 13 de Agosto ocorreu uma onda de calor (duração entre 8 e 9 dias) nas regiões de Lisboa e Setúbal (Torres Vedras/Dois Portos, Lisboa/Geofísico, Santarém/Fonte Boa, Setúbal e Alcácer do Sal), do Norte (Braga), e do Centro (Lousã e Anadia).
Ocorrência de noites tropicais nos dias 7 e 8 de Agosto em cerca de metade do território, que associadas a dias muito quentes ou extremamente quentes (temperatura máxima ≥35 ou 40 °C) contribuiu para uma sensação de desconforto térmico acentuada e prolongada.
Não foi registada precipitação na primeira quinzena do mês de Agosto na rede de estações do IPMA, em Portugal continental, com excepção da manhã do dia 4 de Agosto no litoral da região Norte e na tarde do dia 9 na região de Miranda do Douro.
De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, a 15 de Agosto de 2016, 25% do território, as regiões do Alentejo e Algarve, encontravam-se em situação de seca fraca.
De referir ainda a sequência de valores da temperatura do ar superiores a 30 °C, associados ao elevado número de horas com valores da humidade relativa do ar inferiores a 30% e da velocidade instantânea do vento (rajada) superiores a 30 km/h; em particular nas regiões do Norte e Centro, nos dias 6 a 8 e 10 a 12, os valores da rajada variaram, em geral entre os 40 e os 70 Km/h e os valores da humidade relativa foram mesmo inferiores a 20%.
O índice de risco de incêndio florestal apresentou valores muito elevados no período de 6 a 13 de Agosto, nas regiões do Norte e Centro.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: