segunda-feira, 12 de setembro de 2016

5899. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo instável


Na imagem de satélite das 17h10UTC (18h10 em Portugal Continental), é visível uma banda branca a oeste do território de Portugal Continental, correspondente ao extremo meridional de uma superfície frontal fria que se encontra em deslocamento para leste e que vai atravessar todo o território de Portugal Continental, começando a afectar o litoral oeste e progredindo posteriormente para o interior, a partir da próxima madrugada e nas primeiras horas da manhã de Terça-feira. Imediatamente oeste da superfície frontal encontra-se uma banda rosada, correspondente a um núcleo de ar muito frio (20,0 ºC negativos aos 5500 metros de altitude, aproximadamente) e que também se move para leste, atrás da superfície frontal fria. Este núcleo de ar muito frio tenderá a ficar centrado, para o final da tarde de Terça-feira, sobre o noroeste da Península Ibérica.
Assim, na conjugação da passagem da superfície frontal fria teremos inicialmente períodos de chuva, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, podendo ser persistentes ao longo da madrugada e manhã de Terça-feira, sobretudo nas regiões do norte e centro. O vento será moderado a forte, com rajadas previstas até aos 70 quilómetros/hora. Após a passagem da superfície frontal fria, a presença do núcleo de ar frio no noroeste da Península Ibérica, favorecerá a passagem dos períodos de chuva para regime de aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas, com possibilidade de queda de granizo, em especial nas regiões do norte e centro, acompanhados por uma descida moderada da temperatura do ar.
O estado do tempo deverá melhorar em todo o continente para o final do dia de Terça-feira, inicialmente nas regiões do sul e depois também nas regiões do centro e do norte.

Sem comentários: