domingo, 18 de setembro de 2016

5907. 16 de Setembro: Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

A Camada de Ozono e o Clima: Restaurados por um Mundo Unido
Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de Setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, comemorando a data da assinatura em 1987 do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozono (resolução 49/114). Os países membros foram convidados a dedicar esta data para a promoção de actividades de acordo com os objectivos do Protocolo e suas emendas.
No entanto, a destruição do ozono na Antárctida continua, acentuada agora pelo efeito das alterações climáticas. A extensão do buraco de ozono na Antárctida durante o evento de 2015 foi a mais longa e a mais tardia de sempre. Com efeito, a diminuição da temperatura da estratosfera em resultado do aquecimento global à superfície terá contribuído para a eficácia dos processos de destruição química do ozono, promovidas pelas nuvens polares estratosféricas, cuja formação só é possível com temperaturas muito baixas (<-78 b="">
Neste contexto, é necessário continuar a monitorização do ozono atmosférico e das substâncias que o destroem, com vista a verificação dos objectivos previstos nos acordos internacionais.
O tema deste ano para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono reconhece os esforços colectivos das partes da Convenção de Viena e do Protocolo de Montreal na recuperação da Camada de Ozono durante as últimas três décadas e no compromisso global para combater as mudanças climáticas.
* * * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: