segunda-feira, 3 de outubro de 2016

5920. Ranking Meteorológico Europeu (3º Trimestre de 2016)



Uma primeira análise sintética aos dados para as estações meteorológicas portuguesas permite concluir que, no registo da acumulação das temperaturas máximas absolutas observadas diariamente ao longo do terceiro trimestre deste ano, quase todas as estações portuguesas, representadas no portal WeatherOnline, apresentaram valores acumulados superiores à média esperada para o trimestre nas estações meteorológicas de Viseu, Coimbra, Évora e da Base Aérea de Beja, em Portugal Continental, e do Funchal, no Arquipélago da Madeira; foram estas as estações onde se traduziu um Verão mais quente que o normal.
No que se refere aos máximos diários de precipitação acumulados ao longo do terceiro trimestre de 2016, os valores foram superiores ao normal esperado para o trimestre apenas nas Penhas Douradas.
Os presentes dados referem-se ao terceiro trimestre do ano de 2016. Os dados entre parênteses correspondem ao desvio percentual em relação à média para o terceiro trimestre do ano, calculado com base nos valores registados desde 2007 (acumulação de temperatura máxima diária e precipitação máxima diária) e 2010 (acumulação de temperatura mínima diária). A cor verde assinala que, no referido trimestre, a estação meteorológica registou valores superiores ao que é normal no trimestre, enquanto a cor vermelha significa que a estação meteorológica registou valores inferiores ao que é normal para o trimestre.
Os dados estatísticos assinalam uma pontuação elaborada a partir do WeatherOnline, atribuindo uma pontuação de 10 a 1 a cada estação meteorológica que se posicionou nos 1º a 10º lugar no ranking diário de temperaturas máximas e mínimas e de precipitação acumulada em 24 horas, no conjunto de todas as estações meteorológicas da Europa, consideradas no seu conjunto como padrão de comparação. Todos os dados vão sendo actualizados e disponíveis livremente em ficheiro Excel no Grupo Yahoo TEMPOGERO.

Sem comentários: