sexta-feira, 28 de outubro de 2016

5952. OLHÃO: Andam a roubar peixes do IPMA

Os investigadores da estação de aquacultura do IPMA começam a ficar fartos de tantos roubos. Desta vez foram linguados reprodutores que estavam a ser utilizados em ensaios.
Pedro Pousão, investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera considera que toda a investigação pode ficar comprometida. "Estão a pôr em causa o trabalho de 3, 4 ou 5 anos até conseguirmos repor o stock de reprodutores". Estes peixes foram roubados de tanques que ficam no exterior. À noite a zona tem segurança e videovigilância mas, mesmo assim, os linguados foram pescados com uma fisga e levados rapidamente dali. Estes peixes recolhidos em ambiente selvagem por todo o país, segundo o responsável pela estação de aquacultura, podem levar 2 ou 3 anos até se tornarem reprodutores em cativeiro.
Quem os pescou ainda pode ter uma surpresa. "Os peixes estão identificados com um chip electrónico e, com um bocado de jeito, quem o for comer ainda vai encontrar o chip no prato", ironiza Pedro Pousão. Além disso, quem os consumir pode ficar sujeito a peixes que não seriam para o mercado e que podem ter sido sujeitos a qualquer tratamento preventivo, como a antibióticos.
Pedro Pousão lembra que esta já não é a primeira vez que a estação de aquacultura do IPMA, em Olhão, é visitada pelos ladrões. Em Fevereiro houve outro grande furto de robalos e, antes ainda, outro de corvinas.
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: