quarta-feira, 2 de novembro de 2016

5957. Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista
para Sábado, 05.11.2016_12h00
Fomnte: MetOffice
===============
O estado do tempo em Portugal Continental ficará condicionado, a partir de Sábado, pela passagem de uma superfície frontal fria, que atravessará todo o território de norte para sul, e posterior massa de ar fria pós-frontal de origem polar marítima.
Assim, a passagem da superfície frontal fria no Sábado caracterizar-se-á pelo aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação frontal, inicialmente no norte e progredindo posteriormente às regiões do centro e sul do território de Portugal Continental. Para Sábado ocorrerá uma descida significativa da temperatura máxima, em especial nas regiões do norte e centro.
Para Domingo espera-se uma melhoria significativa do estado do tempo, restringindo-se a possibilidade de precipitação às áreas montanhosas do norte e centro. O vento rodará para norte, tornando-se moderado a forte com rajadas, em especial nas terras altas, acompanhado por uma descida significativa da temperatura mínima.
A próxima semana iniciar-se-á com tempo frio, uma vez que as massas de ar passarão a proceder do quadrante norte, ao contrário do que tem estado a acontecer esta semana em que temos tido massas de ar procedentes do quadrante sul que têm mantido as temperaturas do ar muito amenas.

Sem comentários: