quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

6007. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo



O estado do tempo nas regiões do litoral oeste, a sul do Cabo Carvoeiro, e Algarve estão esta noite condicionadas pela presença de linhas de instabilidade que percorrem o território de Portugal Continental, oriundas do Atlântico e em progressão para leste; o movimento destas linhas de instabilidade está associado à presença de um centro de baixas pressões a oeste da Península Ibérica.
Estas linhas de instabilidade estão associadas a movimentos forçados e ascendentes de massas de ar que, rapidamente arrefecidas pela presença de ar muito frio em altitude, derivam em actividade convectiva com o surgimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, propícias à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas.
Estas linhas de instabilidade apresentam um movimento giratório em torno do centro de baixas pressões, estando a ser esta noite mais veloz quanto mais afastadas do núcleo central de baixas pressões. Estas linhas de instabilidade deverão continuar a condicionar o estado do tempo em Portugal Continental ao longo desta noite, nomeadamente nas regiões do centro e sul.
As linhas de instabilidade aparecem representadas em linhas pretas mais espessas que as isóbaras na carta sinóptica a cores, correspondente a áreas alongada de pressão superficial relativamente baixa ou a uma perturbação na troposfera superior; estas linhas de instabilidade estão associadas a um aumento da nebulosidade e a risco de precipitação.

Sem comentários: