quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

6025. PORTUGAL CONTINENTAL: análise sinóptica e tendência do estado do tempo

O estado do tempo em Portugal Continental estará hoje condicionado pela aproximação, ao território do continente, de um sistema frontal associado a um núcleo de baixas pressões localizado a noroeste da Península Ibérica às 09h00 desta manhã.
Assim, ao longo da tarde teremos a passagem de uma superfície frontal quente sobre todo o território de Portugal Continental, favorecendo a ocorrência de nebulosidade de tipo horizontal que irá cobrindo o céu, com escassa probabilidade de precipitação; vento fraco rodando progressivamente para sul.
Ao final da tarde aproxima-se a superfície frontal fria, que provocará um aumento da nebulosidade de desenvolvimento vertical, tornando-se o céu encoberto, o vento aumentará de intensidade, tornando-se moderado a forte do quadrante sul, e ocorrerá precipitação que se estenderá do litoral oeste para as regiões do interior; a precipitação ocorrerá em regime de períodos de chuva contínua, podendo por vezes ser forte e acompanhada de trovoadas, em especial na faixa litoral oeste e nas regiões do centro e sul.
Após a passagem da superfície frontal fria, o vento rodará para o quadrante norte e os períodos de chuva passarão para regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, podendo eventualmente ocorrer queda de granizo, em especial no litoral oeste e nas regiões do centro e sul. A entrada de uma massa de ar pós-frontal mais fria fará descer progressivamente a temperatura do ar, reduzindo-se significativamente a cota de neve nas regiões montanhosas.
Uma corrente intensa de noroeste fará aumentar consideravelmente a agitação marítima, com ondas que poderão alcançar os 11 metros de altura na costa, a norte do Cabo Carvoeiro.
A manhã de Sexta-feira será particularmente caracterizada pela sensação de intenso frio associado ao deslocamento para sueste de um núcleo de ar muito frio em altitude (temperaturas inferiores a 30 º célsius negativos aos 500 hPa, sensivelmente aos 5500 metros de altitude) e que atravessará as regiões no centro e sul de Portugal Continental. Assim, a instabilidade nas regiões do centro e sul do território do continente deverá manter-se até ao meio da tarde de Sexta-feira.

Sem comentários: