terça-feira, 17 de janeiro de 2017

6064. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo frio (Actualização)

A partir de dia 18, prevê-se uma situação de tempo frio em Portugal continental, devido à acção conjunta de um anticiclone localizado a leste das Ilhas Britânicas e de uma depressão centrada sobre o Mediterrâneo, com expressão em altitude, e em deslocamento para oeste. A massa de ar frio e seco transportada nesta circulação dará origem a uma descida dos valores da temperatura do ar (máxima e mínima).
A temperatura mínima deverá variar entre -1°C e 4°C no litoral e entre -5°C e -1°C nas regiões do interior, podendo chegar a valores entre -10°C e -5°C nas terras altas do interior Norte e Centro. A temperatura máxima não deverá ultrapassar 8°C a 12°C no litoral oeste e no interior Sul, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve (entre 12°C a 14°C) e inferior nas regiões do interior Norte e Centro, onde os valores não deverão ultrapassar 5°C a 8°C.
Também se prevê a formação de geada, em especial nas regiões do interior, e vento moderado a forte predominando de nordeste, sobretudo no dia 18.
Nos próximos dias é expectável um aumento do desconforto térmico associado às baixas temperaturas e ao aumento da intensidade do vento (em especial nas terras altas).
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: