quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

6066. Incêndio da Serra do Alvão em fase de resolução

O incêndio, que deflagrou às 17 horas desta terça-feira, perto de Escariz, em Vila Real, já está controlado. O comandante dos Bombeiros da Cruz Branca, Orlando Matos, afirmou que "quatro das cinco frentes que estiveram activas já foram controladas, havendo apenas alguns focos de uma frente que estão a arder numa zona de difícil acesso".
"As temperaturas desceram e está muito frio, o que vai ajudar a apagar estes pequenos focos", adiantou. Orlando Matos revelou que "ardeu mais de metade da encosta da serra voltada para a cidade de Vila Real". O vento forte que se fez sentir e a existência de várias frentes dificultaram o trabalho dos bombeiros.
Foram atingidas as freguesias de Borbela, Adoufe e Vilarinho de Samardã. A situação mais preocupante verificou-se junto à aldeia de Cravelas, mas os bombeiros conseguiram impedir o avanço das chamas.
O comandante dos Bombeiros da Cruz Branca sublinhou que "o combate às chamas fez-se apenas com voluntários" e lamentou que outras forças não tenham colaborado. No local, estiveram 102 bombeiros de várias corporações do distrito, apoiados por 26 viaturas. As chamas começaram por ser combatidas pela corporação da Cruz Branca, mas dada a dimensão da área que estava a arder e a insuficiência de meios, a Protecção Civil foi obrigada a "pedir um reforço de equipas exteriores".
Sandra Borges
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: