sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

6082. PORTUGAL CONTINENTAL: instabilidade moderada



O estado do tempo em Portugal Continental estará condicionado hoje, sexta-feira, pela presença de um centro de baixas pressões centrado a oeste da Galiza e que se desloca lentamente para nordeste; a partir do centro de baixas pressões formam-se sucessivas linhas de instabilidade que, movimentando-se em torno do núcleo de baixas pressões segundo o movimento dos ponteiros do relógio, acabam por cruzar todo o território de Portugal Continental, do litoral para o interior.
Em altitude teremos a presença de um cavado que desce em latitude, transportando ar muito frio (temperaturas na ordem dos 25 a 30 ºC negativos aos 500 hPa) sobre a fachada atlântica da Península Ibérica, instabilizando a atmosfera a todos os níveis.
Assim, com estas condições, prevê-se a continuação da instabilidade ao longo do dia, principalmente durante a madrugada e manhã, com de períodos de céu muito nublado e a ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas, eventualmente com queda de granizo, afectando principalmente as regiões do norte e centro. As regiões montanhosas do interior serão afectadas por queda de neve.
O vento soprará moderado, por vezes com rajadas, em especial no litoral oeste e terras altas. O estado do mar apresentará uma agitação significativa.

Sem comentários: