sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

6084. Autoridades alertam para agravamento do estado do mar

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram esta quinta-feira para o agravamento do estado do mar a partir do final da tarde, situação que só deverá melhorar ao fim do dia de sábado.
Num comunicado divulgado, as autoridades avisam que, "de acordo com a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o estado do mar para o continente, é provável a ocorrência de forte agitação marítima na costa sul de sudoeste, aumentando para dois a três metros, e de oeste e noroeste, com altura que pode chegar aos cinco metros junto à faixa litoral oeste, atingindo picos de seis metros mais ao largo da costa".
As autoridades recomendam, por isso, à comunidade marítima a adopção de medidas de precaução com as embarcações. Além disso, aconselham o reforço da amarração e vigilância cuidada até sábado. "À população em geral, recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima", acrescentam.
Caso exista absoluta necessidade de deslocação até à orla costeira, acrescenta a mesma nota, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (texto e imagem): Correio da Manhã

Sem comentários: