quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

6091. Agravamento do estado do tempo em Portugal Continental e nos Açores

Agravamento do estado do tempo em Portugal Continental (até dia 5 de Fevereiro) – O estado do tempo será caracterizado pela passagem sucessiva de sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico a norte dos Açores.
Esta situação meteorológica irá dar origem a precipitação em todo o território, sendo por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro. Esta precipitação será de neve acima de 1500 metros, descendo a cota para os 1000/1200 metros a partir do final da manhã de dia 02 e até ao início de dia 03. A partir do final do dia 01 de Fevereiro o vento irá intensificar, soprando forte com rajadas até 80 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas.
Prevê-se também, agitação marítima forte em toda a costa Ocidental a partir da manhã de dia 02, com o período mais crítico entre o final da tarde deste dia e a madrugada de dia 3, podendo atingir os 8 metros de altura significativa e ser superior a 12 metros de altura máxima. A direcção das ondas será de oés-noroeste.
Previsão de vento e agitação marítima forte para os Açores (01 a 02 de Fevereiro de 2017) – Uma depressão frontal a noroeste do arquipélago, com deslocamento para leste, deverá desenvolver ventos com força de furacão e ondulação forte que se deverá propagar para a região do Arquipélago dos Açores, afectando principalmente as costas expostas a norte, noroeste e oeste das ilhas mais a norte (Corvo, Flores e Graciosa).
Esta situação afectará inicialmente as ilhas do Grupo Ocidental, especialmente entre as 05h de quarta-feira e as 02h de quinta-feira (dia 2 de Fevereiro), com ondas noroeste que poderão atingir 12 m de altura significativa e uma onda máxima de 20 m. O vento será de oeste forte a muito forte (50-75 km/h) com rajadas até 110 km/h, entre as 05h e as 20h de quarta-feira.
Para o Grupo Central, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 11h de quarta-feira e as 02h de quinta-feira, com ondas noroeste até 10 m de altura significativa e uma onda máxima de 18 m. O vento será de oeste forte (50-65 km/h) com rajadas até 100 km/h, entre as 11h e as 23h de quarta-feira.
Para os Grupos Ocidental e Central é esperada uma diminuição gradual da agitação marítima ao longo do dia 02 de Fevereiro (quinta-feira).
Para as ilhas do Grupo Oriental, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 17h de quarta-feira e as 5h de quinta-feira, com ondas noroeste de 7 a 8 m de altura significativa.
Devido à incerteza inerente às previsões numéricas, a interpretação destes resultados deverá ser feita com cautela, sobretudo em situações extremas como esta. Assim, recomenda-se o acompanhamento dos avisos meteorológicos que serão emitidos de acordo com os critérios e com a antecedência acordada com as autoridades de Protecção Civil.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: