sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

6097. PORTUGAL CONTINENTAL: Agravamento do estado do tempo

Até ao início da manhã de dia 5 de Fevereiro (domingo), o estado do tempo será caracterizado pela passagem sucessiva de sistemas frontais associados a depressões que se deslocam, de oeste para leste, no Atlântico a norte dos Açores.
Esta situação meteorológica irá dar origem a precipitação em todo o território, mais frequente nas regiões Norte e Centro, e que será persistente e por vezes forte nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em particular no litoral a norte do cabo Mondego. A precipitação será de neve nos pontos mais da Serra da Estrela, descendo temporariamente a cota para os 1300/1500 metros de altitude na região norte durante a noite e manhã. O vento soprará, de oés-sudoeste moderado a forte no litoral, por vezes com rajadas até 100/110 km/h a norte do cabo Mondego e forte a muito forte com rajadas até 120/130 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro, rodando para noroeste a partir da manhã de dia 5 e diminuindo gradualmente de intensidade.
Prevê-se igualmente agitação marítima forte de oés-noroeste em toda a costa ocidental, com 5 a 7 metros de altura significativa e 12 a 14 metros de altura máxima, com tendência a diminuir gradualmente para 4 a 5 metros inicialmente a sul do cabo Raso, e posteriormente a norte do referido cabo a partir do início da manhã de dia 4, sábado.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: