quinta-feira, 25 de maio de 2017

6248. Porque é que o tempo está tão instável?

Porque é que o tempo está tão instável? Basicamente deve-se à conjugação de dois factores: uma forte insolação diurna e à presença de humidade relativa elevada em altitude, na atmosfera.
Assim, durante o período diurno, a forte radiação solar incidente directamente sobre a superfície terrestre contribui para que esta aqueça; estando mais quente, a superfície terrestre transfere parte desse calor para a troposfera (camada da atmosfera que se encontra em contacto com a superfície terrestre) e aquece o ar envolvente. Por sua vez, o ar ao ser aquecido pela superfície terrestre, torna-se mais leve, o que vai provocar que suba livremente na atmosfera.
Outro elemento em ter em conta é o vapor de água (nada mais nada menos do que “água” no estado gasoso, ou seja, sob a forma de gás invisível aos nossos olhos). Quanto mais quente for uma massa de ar maior a capacidade em conter vapor de água e quanto mais frio for uma massa de ar menor a capacidade em conter vapor de água; a relação entre a quantidade de vapor de água existente num determinado volume de ar a uma dada temperatura e o máximo que esse ar poderia ter de vapor de água a essa mesma temperatura designa-se por humidade relativa, que se mede em percentagem (entre os 0 e os 100 %).
Nestes dias de forte insolação ocorrem então movimentos verticais de subida do ar; como a temperatura diminui com a altitude (quanto maior o afastamento vertical relativamente à superfície terrestre menor será a temperatura do ar), as massas de ar ascendentes tendem a ficar saturadas, isto é, atingirem os 100 % de humidade relativa e a não poderem conter mais vapor de água no estado gasoso.
A partir da altitude em quer o ar fica saturado, e como os movimentos ascendentes persistem e a temperatura do ar diminui, o vapor de água em excesso vai condensar e originar a formação de nuvens (gotas de água no estado líquido ou sólido em suspensão na atmosfera). Se os movimentos ascendentes persistirem e existir suficiente vapor de água, as nuvens tendem a “crescer”, assumindo um desenvolvimento vertical na atmosfera.
Nuvens de grande desenvolvimento vertical designam-se por cúmulo-nimbos; no interior destas nuvens, as gotas de água vão-se tornando cada vez maiores até que atingem o volume e peso suficiente para que ocorra precipitação, geralmente em forma de aguaceiros, por vezes fortes. Se o interior da nuvem atingir valores de temperatura inferior a zero graus célsius, as gotas de água congelam e darão origem a granizo quando ocorrer precipitação).
Resumindo, a instabilidade moderada destes dias, típica desta altura do ano, encontra-se associada à forte insolação diurna e à elevada humidade relativa na atmosfera, criando as condições propícias ao desenvolvimento de nebulosidade de grande desenvolvimento vertical, responsável pela ocorrência de aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas e ocorrência de queda de granizo.

Sem comentários: