sábado, 24 de junho de 2017

6296. Fotografia mostra quando começou o incêndio (“muito antes da trovoada”)

As suspeitas de que o grande incêndio de Pedrógão Grande foi originado por mão criminosa crescem, com relatos de populares e de bombeiros. E o início do fogo está registado numa fotografia, que será a primeira tirada ao incêndio, muito antes de se ouvir a trovoada.
A imagem foi registada por Daniel Saúde, de 39 anos, que se encontrava com a mãe, na casa em Escalos Fundeiros, localidade de Pedrógão Grande, onde começou o grande incêndio que matou 64 pessoas. Em declarações ao jornal Expresso, que divulga a fotografia, Daniel Saúde conta que ligou para o 112 às 14:38 horas, a reportar o incêndio, e que registou a imagem do fogo pelas 15:17 horas e “não havia trovoada no ar”, garante.
A origem do incêndio foi atribuída a uma trovoada seca e a Polícia Judiciária anunciou ter encontrado a árvore, atingida por um raio, onde o incêndio terá começado. Muitos populares garantem contudo que não ouviram trovoadas quando o incêndio começou e o presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, também fala em suspeitas de “mão criminosa”. Daniel Saúde é igualmente defensor desta teoria, lamentando ainda não ter sido ouvido pelas autoridades, mesmo depois de ter sido ele um dos primeiros a dar o alerta de incêndio.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (texto): ZAP Fotografia: Expresso

Sem comentários: