quinta-feira, 13 de julho de 2017

6328. PORTUGAL: Análise ponderada para dia de 30 de Junho de 2017

(Actualização da postagem número 6205)
* * *
Acima publicam-se os quadros referentes à situação meteorológica para as estações meteorológicas portuguesas representadas no portal WeatherOnline. O quadro superior refere-se ao acumulado das temperaturas máximas registadas diariamente entre 1 de Julho de 2016 e 30 de Junho de 2017; o quadro inferior refere-se ao acumulado das precipitações máximas diárias ocorridas ao longo do mesmo período de tempo.
Assim, no dia 30 de Junho do corrente ano, observamos que em Portugal, relativamente à acumulação de temperaturas máximas diárias, os valores mantiveram-se, aproximaram-se ou tornaram-se mais elevados que os valores normais ao longo dos meses de Abril, Maio e Junho deste ano (beneficiando também da substituição dos dados referentes ao segundo trimestre do ano passado pelos dados referentes ao segundo trimestre deste ano).
Destaque para as estações meteorológicas de Angra do Heroísmo (76 m, Portugal), no Arquipélago dos Açores, Viana do Castelo (52 m, Portugal), Porto / Pedras Rubras (77 m, Portugal), Ovar (22 m, Portugal), Coimbra (179 m, Portugal), Évora (246 m, Portugal), Beja Airbase (203 m, Portugal) e Beja (247 m, Portugal), em Portugal Continental, e o Porto Santo (82 m, Portugal), no Arquipélago da Madeira, que passaram a acumular valores acima da média, traduzindo os últimos doze meses mais quente que o normal.
Coimbra, Évora, Base Aérea de Beja e Beja protagonizaram uma acentuada subida relativamente à situação em que se encontravam no dia 31 de Março do corrente ano, traduzindo uma Primavera mais quente do que é normal. Pelo contrário, Sines/Montes Chaos e Faro evoluíram em sentido oposto, tendo registado uma Primavera relativamente mais fresca que o normal.
Relativamente à precipitação máxima diária acumulada, constata-se que, no período compreendido entre 1 de Julho de 2016 e 30 de Junho de 2017, todas as estações meteorológicas portuguesas acumularam valores inferiores ao normal, traduzindo um ano seco em todo o território nacional, incluindo o continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Nos meses da Primavera (Abril, Maio e Junho), apenas nas Flores, Lajes/Terceira e Ponta delgada, no Arquipélago dos Açores, Coimbra, em Portugal Continental, e no Aeroporto da Madeira, no Arquipélago da Madeira, registaram uma precipitação máxima diária acumulada superior aos valores normais do trimestre, tendo todas as restantes estações registado valores iguais ou inferiores ao normal. As estações meteorológicas do Porto/Pedras Rubras, Penhas Douradas e Beja foram as que registaram um maior défice de precipitação relativamente ao que seria normal esperar para o segundo trimestre do ano.
Utilize a caixa de comentários para tirar dúvidas e formalizar questões.

Sem comentários: