sábado, 12 de agosto de 2017

6381. Registado novo recorde de número de incêndios este ano



RTP Notícias (13h30) – Só esta sexta-feira, houve 220 incêndios, o valor mais elevado do ano. Os incêndios de Abrantes e Alvaiázere entraram em fase de rescaldo esta manhã, depois de, durante a noite, os incêndios de Cantanhede, Mealhada e Trofa terem sido dominados. A protecção civil mantém o alerta laranja até à próxima segunda-feira, devido ao aumento das temperaturas e a manutenção do tempo seco e vento forte.
Por volta das 13h00, estavam no terreno 2500 bombeiros a combater as chamas ou a fazer o rescaldo em 46 ocorrências, com o apoio de mais de 700 viaturas e 18 meios aéreos. Com a temperatura a aumentar este fim-de-semana, os bombeiros tentam evitar o cenário que se registou ontem, com um novo recorde de número de ocorrências num só dia. Foram 220 incêndios que lavraram em Portugal.
No briefing matinal a Autoridade Nacional de Protecção Civil, os incêndios de Abrantes e Alvaiázere eram aqueles que reuniam maior preocupação. Ao logo da manhã, ambas as ocorrências foram dominadas. O vento acalmou ao longo da madrugada, depois de uma noite de aflição com as chamas a poucos metros da cidade. Os momentos de maior susto aconteceram numa altura em que o fogo já estava dominado. A autarca de Abrantes diz que não houve uma reactivação, mas sim um novo incêndio e reclama que se investigue a origem das chamas. Maria do Céu Albuquerque, a presidente da Câmara Municipal considera que está em causa mão criminosa, já que ao mesmo tempo, foram registados outros reacendimentos. No terreno, mantêm-se centenas de homens e meios para evitar qualquer reacendimento, ainda mais dadas as previsões adversas da meteorologia.
Em Alvaiázere, a noite foi de sobressalto para as populações e de muito trabalho para os bombeiros. Seis operacionais sofreram ferimentos ligeiros. Dois deles tiveram de ser assistidos depois de um veículo florestal ter capotado lateralmente.
Em Cantanhede, estão ainda mobilizados mais de 300 operacionais e quase uma centena de viaturas. O incêndio está em fase de resolução ao início da tarde. O fogo atingiu várias localidades e foi activado o plano municipal de emergência.
RTP Notícias (21h08) – Mais de 70 incêndios deflagraram apenas em três horas da tarde de hoje em vários locais do norte e centro do país, com Coimbra a activar o Plano de Emergência Distrital devido aos fogos.
No segundo "briefing" do dia da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a adjunta nacional de operações, Patrícia Gaspar, explicou que a tarde de hoje está a dar "muito trabalho" e que às 18:30 foi activado o Plano de Emergência Distrital de Coimbra, onde também foram activados os planos municipais de emergência de Miranda do Corvo, Cantanhede e Coimbra.
Depois de uma manhã mais tranquila, a responsável disse que na tarde de hoje surgiram 25 incêndios entre as 15:00 e as 16:00, outros 25 entre as 16:00 e as 17:00, e mais 23 entre as 17:00 e as 18:00, com Coimbra, Santarém e Aveiro a merecerem maiores preocupações.

Sem comentários: