sábado, 19 de agosto de 2017

6385. IPMA: Tempo Quente no fim-de-semana 19 e 20 de agosto



Devido ao transporte de uma massa de ar quente e seco oriundo do interior da Península Ibérica, prevê-se valores elevados da temperatura do ar até dia 21, segunda-feira. Assim, a temperatura máxima do ar deverá variar entre 35°C e 40°C na generalidade do território, exceptuando a faixa costeira, onde deverá ser inferior a 30°C. Salienta-se que poder-se-ão atingir valores de 40/43°C, em particular na zona do vale do Tejo, no interior da região Centro e do Alentejo.
No dia 21, com a entrada de ar marítimo a partir da tarde, prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima do ar no litoral Norte e Centro.
A temperatura mínima do ar deverá subir na próxima madrugada, dia 20, com valores que deverão variar entre 20 e 25ºC na região Sul e interior Centro, em especial na Beira Baixa e no interior do Alentejo.
De acordo com a informação actual, o presente episódio corresponde a uma situação de tempo quente, com temperatura máxima acima dos valores médios para a época do ano em alguns distritos, mas não significativamente acima dos referidos valores, pelo que não configura uma situação excepcional.
O vento irá soprar do quadrante norte, tornando-se do quadrante leste a partir de dia 20, e sendo moderado a forte com rajadas até ao fim da manhã e para o final do dia nas terras altas do interior Norte e Centro. A partir da tarde de segunda-feira prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e rotação para o quadrante oeste.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: