quarta-feira, 18 de outubro de 2017

6448. Domingo, 15 de Outubro: 08h22

Mais de 80 concelhos de 15 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com a informação do IPMA, estão sob este alerta mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Braga Vila Real e Viana do Castelo.
O IPMA colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental. O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Às 08:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 13 incêndios em curso, 12 em resolução e 19 em fase de conclusão. Os que mais preocupam as autoridades são os incêndios que estão a lavrar em Cinfães, no distrito de Viseu, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, e em Vieira do Minho, no distrito de Braga, que estão a ser combatidos por 227 bombeiros, apoiados por cerca de 70 viaturas.
O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens médias e altas. O vento soprará em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul durante a manhã e por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 65 km/h no litoral oeste. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 40 km/h)do quadrante sul, tornando-se forte (40 a 55 km/h), com rajadasaté 80 km/h, durante a tarde e em especial no litoral norte e centro.
Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral norte e centro e pequena descida no Baixo Alentejo e Algarve. As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus centígrados em Lisboa, 35 no Porto, 31 em Bragança e em Braga, 27 em Faro e 25 em Sagres.
(Notícia publicada às 08h22 no DN)
* * * * * * *
Fonte: DN

Sem comentários: