sexta-feira, 24 de novembro de 2017

6513. ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA: Radar meteorológico em funcionamento

O radar meteorológico que desde o passado mês de Abril está a ser instalado no Pico Espigão, no Porto Santo, está já em fase de conclusão e, à partida, estará em funcionamento no final deste mês, inicialmente num período experimental, mas “que se espera que seja relativamente curto”.
Ao DIÁRIO, o director do Observatório Meteorológico do Funchal adiantou que o radar abrange o Arquipélago da Madeira e toda a área circular com um raio de 300 km, centrado na Ilha Dourada. Victor Prior explicou que dentro desta mesma área é possível acompanhar remotamente as zonas onde ocorre precipitação, sabendo-se tanto a quantidade da precipitação envolvida, a sua intensidade e a trajectória dos sistemas nebulosos que, por vezes, carregam grandes quantidades de água, no estado líquido e/ou sólido.
“Aquilo que vamos ter para vigilância meteorológica são imagens de 10 em 10 minutos, numa escala de cores. A partir daí conseguimos saber para onde a precipitação se dirige, a quantidade e a intensidade”, referiu.
Victor Prior salientou ainda que o radar não vai emitir directamente um sistema de avisos e alertas para as pessoas mas afirmou que esta informação vai ajudar na emissão de avisos, no tempo e na sua magnitude, após ser devidamente avaliada pela equipa de meteorologista que estará a fazer a vigilância do estado do tempo na Madeira.
Questionado sobre se esta é também uma forma de se tentar evitar tragédias como a intempérie do 20 de Fevereiro, o director do Observatório Meteorológico do Funchal revelou que “embora o radar já estivesse previsto antes do 20 de Fevereiro, isso veio desencadear a instalação do mesmo de uma forma mais rápida e, portanto, o que se quer é que em situações extremas o Serviço Regional de Protecção Civil seja devidamente informado algumas horas antes”.
Recorde-se que o contrato com a empresa que está a instalar o radar teve início em meados de Novembro do ano passado. Os trabalhos no Porto Santo começaram em Abril deste ano, porque grande parte do trabalho foi feito em fábrica, e, no fim de Agosto, iniciaram-se os trabalhos relativos a infra-estruturas e construção civil.
No início de Setembro foi instalada a torre e em Outubro o equipamento relativo ao radar propriamente dito. Neste momento estão a ser concluídos os trabalhos relativos às telecomunicações e a todos os sistemas técnicos, em particular no que diz respeito à parte electrónica do sistema.
Andreína Ferreira
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (texto e imagem): dnoticias.pt

Sem comentários: