sábado, 3 de fevereiro de 2018

6584. PORTUGAL CONTINENTAL: Semana com frio

Uma vasta região anticiclónica localizada na região dos Açores e uma depressão sobre a Península Ibérica, vão continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente ao longo da próxima semana.
Hoje (sábado), com a passagem de um sistema frontal de fraca actividade, ocorrerão de períodos de chuva fraca nas regiões Norte e Centro, estendendo-se à região Sul a partir da tarde e passando a regime de aguaceiros pouco frequentes. A precipitação será sob a forma de neve acima de 800/1000 metros, subindo temporariamente para os 1000/1200 metros. O vento vai ser fraco a moderado do quadrante oeste e, após a passagem da superfície frontal fria, irá rodar para norte, soprando moderado a forte no litoral e nas terras altas.
A partir de amanhã (domingo), prevê-se que o céu esteja geralmente pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e pouco frequentes, que serão de neve acima de 600/800 metros, embora sejam pouco prováveis. O vento irá soprar moderado do quadrante norte, temporariamente forte no litoral e nas terras altas, o que, aliado a uma pequena descida da temperatura, vai acentuar o desconforto térmico.
As temperaturas mais baixas irão registar-se entre terça e quinta-feira, sendo que, nas capitais de distrito do interior Norte e Centro, a temperatura mínima deverá atingir valores entre -2 e -6 ºC e a máxima entre 2 e 8 ºC. Nas restantes capitais, a temperatura máxima deverá atingir 10 a 14 ºC e a mínima 0 a 5 ºC.
* * * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: