quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

6592. Queda de neve e vento vão continuar na Madeira

As previsões do estado do tempo indicam que vamos continuar, nesta quinta-feira, com neve nos pontos altos da ilha. As rajadas de vento podem atingir os 120Km/h nas zonas altas e os 90km/h no restante território do arquipélago.
Esta vai ser uma quinta-feira de aguaceiros e de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.
O vento vai soprar forte (40 a 55 km/h) de norte, com rajadas até 90 km/h, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir do final da tarde. Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte (50 a 65 km/h) com rajadas até 120 km/h, enfraquecendo gradualmente para forte (40 a 50 km/h), com rajadas até 100 km/h.
A Protecção Civil relembra que no site do Serviço Regional de Protecção Civil e na APP Prociv Madeira constam as recomendações a ter em conta em caso de tempo adverso. Para esta quinta-feira os conselhos são:
- Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
- Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afectadas por este tipo de situação meteorológica.
- Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
- Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que se aconselha cuidados especiais nas actividades durante o período em que vigora o aviso.
Perante a neve há que ter muitas cautelas:
- Os cidadãos devem seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades no que concerne ao respeito pelo encerramento de estradas, percursos alternativos, sinalização e outras informações.
- Nas vias circuláveis evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito.
- Ter especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes.
- Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.
- Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes.
Relativamente ao mar e às orlas costeiras:
- É de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias).
- Nas zonas em risco de erosão costeira, a população deverá tomar atenção à eventual afectação de edifícios (habitações, estabelecimentos comerciais, apoios de praia, etc.), localizados junto à costa ou próximo de praias.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte (Texto e imagem): RTP Madeira

1 comentário:

_ Gil António _ disse...

Conheço a Maravilhosa Ilha da Madeira. Confesso que gostava de a ver in-loco neste momento. Imagino-a ainda mais linda do que já é
.
* Vivências de Amor - Volúpia Incerta *
.
Votos de uma noite de Paz.
.