quarta-feira, 28 de março de 2018

6678. Previsão especial de Páscoa

PORTUGAL CONTINENTAL – No período compreendido entre 29 de Março e 02 de Abril, o estado do tempo irá ser condicionado pela passagem sucessiva de superfícies frontais, com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e vento por vezes forte do quadrante oeste.
Neste período, destaca-se o dia 30, sexta-feira, com ocorrência de precipitação persistente e queda de neve acima de 600/800 metros nas regiões Norte e Centro. Também neste dia, o vento do quadrante oeste poderá soprar com rajadas até 70 km/h no litoral e nas terras altas. Haverá agitação marítima forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
No domingo de Páscoa, a precipitação forte regressará no final do dia à região Norte e estender-se-á gradualmente às restantes regiões no dia 02. A queda de neve deverá ocorrer nos pontos mais altos da serra da Estrela. O vento será do quadrante sul mais intenso no final de domingo nas terras altas.
Entre o dia 29 de Março e 02 de Abril, a temperatura máxima irá variar entre 15 e 18 ºC na generalidade do território, variando entre 5 e 10 ºC no interior Norte e Centro. A temperatura mínima será inferior a 10ºC em todo o continente, podendo variar entre -3 e 0ºC nas terras altas do interior Norte e Centro, em especial nos dias 30 e 31.
ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES – Entre os dias 27 e 29 de Março, o estado do tempo nos Açores deverá ser relativamente estável, com períodos de céu muito nublado com abertas e o vento a soprar moderado do quadrante norte. Deverá ocorrer temporariamente alguma precipitação na terça-feira (dia 27) nos Grupos Ocidental e Central e que se estenderá na madrugada e manhã de quarta-feira (dia 28) ao Grupo Oriental. A partir do dia 30, espera-se um agravamento do estado do tempo, a começar pelo grupo Ocidental, com o vento a soprar por vezes forte de sudoeste com rajadas entre 70 a 80 km/h e deverá ocorrer precipitação – esta situação deverá estender-se às restantes ilhas a partir do dia 31. Assim, para os dias 31 de Março (sábado) e 1 de Abril (domingo) deverão ocorrer aguaceiros em todas as ilhas e o vento deverá soprar por vezes forte com rajadas entre 70 a 80 km/h.
A partir de quarta-feira, dia 28, espera-se uma descida da temperatura do ar em todas as ilhas.
ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA – No período compreendido entre 29 de Março e 02 de Abril, o estado do tempo irá ser condicionado essencialmente pelo anticiclone localizado a oes-sudoeste dos Açores, que irá enfraquecer temporariamente permitindo a passagem de superfícies frontais, em especial nos dias 29 de Março e 01 de Abril.
Neste período irá predominar a nebulosidade e a ocorrência de precipitação será em especial nas vertentes norte e terras altas da ilha da Madeira. O vento será do quadrante norte, soprando temporariamente do quadrante oeste no dia 01, e com mais intensidade nos dias 29 e 30 de Março e 01 de Abril.
A temperatura mínima deverá variar entre 11 e 15ºC e a máxima entre 17 e 22ºC, com excepção das terras altas, onde a temperatura será mais baixa, com a mínima a oscilar entre 0 e 8ºC e a máxima entre 6 e 13ºC.
No dia 30 de Março, a agitação marítima irá aumentar, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros na costa norte do arquipélago.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: