quinta-feira, 24 de maio de 2018

6719. PORTUGAL CONTINENTAL: Tendência do estado do tempo

Fonte: IPMA
===========
O estado do tempo em Portugal Continental estará condicionado nesta Quinta-feira pela presença de um núcleo de ar frio em altitude a sudoeste da Península Ibérica e que se encontra em deslocamento para nordeste. Assim, a partir das primeiras horas da madrugada espera-se um aumento na nebulosidade de sul para norte e do litoral para o interior.
A conjugação entre o aquecimento da camada inferior da troposfera, por irradiação provocada pelo aquecimento diurno da superfície terrestre, e a presença de ar muito frio em altitude irá favorecer a ocorrência de movimentos ascendentes de massas de ar que ao arrefecerem em altitude provocam condensação e formação de nuvens de desenvolvimento vertical (cumulonimbos); esta nebulosidade dará origem a períodos de chuva ou aguaceiros, podendo ser localmente fortes e acompanhados de trovoadas dispersas, não se descartando a queda de granizo.
A instabilidade irá progredindo de sul para norte, afectando particularmente as regiões montanhosas expostas aos ventos predominantes do quadrante sul e menos activa nas regiões do litoral norte e centro.

Sem comentários: