segunda-feira, 11 de junho de 2018

6736. ARTIGO DE OPINIÃO: O tempo, a meteorologia, o clima, a internet e os impostores

A crescente utilização da Internet e expansão das redes sociais fez surgir nos últimos anos uma aproximação e o interesse do público a temas específicos que afectam o dia a dia das pessoas, como seja o estado do tempo e os fenómenos meteorológicos e climatológicos. Este fenómeno goza cada vez mais de adeptos à escala global e o nosso país não foge à regra.
Inicialmente a partir de fóruns temáticos e mais recentemente com forte presença nas redes sociais, surgem páginas sobre páginas sobre o tempo e a meteorologia, muitas vezes encadeados e sem que haja uma nítida separação entre os dois fenómenos.
Se antigamente existia uma fonte oficial pública nacional que se responsabilizava pelas análises e previsões do estado do tempo para o nosso país, hoje em dia dispararam as páginas e páginas individuais ou de comunidades que se tentam apropriar desse serviço; no entanto, grande parte das pessoas que dirigem essas páginas on line, quer individualmente quer em comunidades pelo facebook, por exemplo, não assumem responsabilidades pelo trabalho que executam, uma vez que a ninguém têm de apresentar responsabilidades, pelo que podem tudo prever mesmo que nada aconteça.
É lamentável que, em pleno século XXI, haja pessoas que se dediquem a divulgar supostas previsões meteorológicas sem para o qual tenham qualquer tipo de formação específica, correndo o risco de se comportarem como impostores da ciência meteorológica, fazendo recordar o período obscuro das crenças da idade média.
É pois necessário alertar a opinião pública sobre tudo o que aparece como sendo válido em termos de previsões meteorológicas; supostamente deverá sempre questionar quem está por detrás de tais páginas ou comunidades no facebook, sabendo qual a sua formação para aferir a validade de tais previsões e quais as responsabilidades que eles próprios assumem no caso de divulgarem previsões que causem graves transtornos à população.
Não se permita que a meteorologia e a climatologia sejam apropriadas por leigos.

1 comentário:

Zé Luís disse...

Caro sr., concordo com a sua visão/análise sobre o assunto.
Um abraço (e pode usar fotos ou outros/as por mim publicados/as).
Eu fui previsor aeronáutico, na FAP...
Cumprimentos.