sábado, 16 de junho de 2018

6742. Análise sinóptica e tendência do estado do tempo


Carta de altitude (200 hPa) prevista para
Quarta-feira, 20 de Junho de 2018_00h00UTC
Fonte: Wetter3
============================================
Humidade relativa aos 700 hPa prevista para
Terça-feira, 19 de Junho de 2018_18h00UTC
Fonte: MeteoPT
============================================
Partículas de poeira em suspensão
na atmosfera previsto para
Segunda-feira, 18 de Junho de 2018_06h00UTC
======================================
A situação sinóptica nos próximos dias será marcada pela presença de um núcleo de ar frio isolado em altitude, centrado entre o Arquipélago da Madeira e o território de Portugal Continental, e que não se reflecte à superfície. O posicionamento do núcleo de ar frio gerará uma corrente continental seca de leste sobre Portugal Continental; a ausência de nebulosidade e a forte radiação solar diurna irão favorecer um aquecimento da superfície terrestre que, por sua vez, transferirá calor e provocará um sobreaquecimento da camada inferior da troposfera, originando movimentos verticais das massas de ar na atmosfera. Esta situação será propícia ao surgimento de nebulosidade convectiva (formada pela subida de massas de ar que arrefecem a uma maior altitude, atingindo o ponto de saturação e dando origem a condensação e formação de nuvens) que poderá traduzir-se por períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas.
Neste contexto, o estado do tempo em Portugal Continental a partir de amanhã tenderá a apresentar-se instável, com predomínio do céu pouco nublado ou limpo ao longo das manhãs e aumentando de nebulosidade a partir do início da tarde, especialmente nas regiões do interior centro e do sul; poderão vir a surgir condições para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, especialmente durante a tarde nas regiões do centro e do sul. Espera-se também uma subida dos valores da temperatura do ar.
A partir de Terça-feira poderá aumentar a presença de poeiras em suspensão na atmosfera, provenientes do norte de África, que se traduzirá sobretudo por afectar a ocorrência de nebulosidade convectiva e por aumento da temperatura do ar.
Esta é uma tendência geral feita a partir da análise de vários modelos, disponíveis no momento; para previsões oficiais consulte o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Sem comentários: