sábado, 13 de outubro de 2018

6926. PORTUGAL: Análise ponderada para dia de 30 de Setembro de 2018

(Actualização da postagem número 6778)
* * *

Acima publicam-se os quadros referentes à situação meteorológica para as estações meteorológicas portuguesas representadas no portal WeatherOnline. O quadro superior refere-se ao acumulado das temperaturas máximas registadas diariamente entre 1 de Outubro de 2017 e 30 de Setembro de 2018; o quadro inferior refere-se ao acumulado das precipitações máximas diárias ocorridas ao longo do mesmo período de tempo.
Assim, no dia 30 de Setembro deste ano, observamos que em Portugal, relativamente à acumulação de temperaturas máximas diárias, constata-se que as estações meteorológicas da Horta/Faial, Lajes/Terceira, Ponta Delgada e Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, e do Aeroporto de Lisboa, Évora, Base Aérea de Beja e Beja, em Portugal Continental, acumularam valores absolutos acima da média ao longo do período compreendido entre 1 de Outubro de 2017 e 30 de Setembro de 2018, traduzindo um ano com registo de temperaturas máximas absolutas acumuladas acima do normal (ano quente ou muito quente). Nas restantes estações os valores acumulados de temperatura máxima no mesmo período foram normais ou inferiores ao normal.
A soma dos valores absolutos mostraram uma tendência para aumentar relativamente à situação observada no dia 30 de Junho deste ano, pelo que se pode considerar que o terceiro trimestre deste ano (Julho, Agosto e Setembro) predominou uma acumulação de temperaturas máximas absolutas superiores aos valores normais esperados (trimestre mais quente que o normal). As estações meteorológicas de Coimbra, Castelo Branco, Alverca do Ribatejo, Lisboa, Lisboa/Geofísico, Aeroporto de Lisboa, Montijo, Évora, Base Aérea de Beja e de Beja, em Portugal Continental, registaram um trimestre mais quente que o normal; a estação meteorológica de Portalegre, em Portugal Continental, registou um trimestre menos quente que o normal.
Por fim, constata-se que as estações meteorológicas do Aeroporto de Lisboa e de Beja, em Portugal Continental, transitaram de uma situação em que acumulavam valores inferiores à média no dia 30 de Junho do corrente ano para uma acumulação de valores superiores à média no dia 30 de Setembro.
Relativamente à precipitação máxima diária acumulada, observamos que, no dia 30 de Setembro, apenas a estação meteorológica de Ovar, em Portugal Continental, acumulou valores absolutos acima da média ao longo do período compreendido entre 1 de Outubro de 2017 e 30 de Setembro de 2018, traduzindo um ano com registo de precipitação máxima diária absolutas acumuladas acima do normal (ano húmido). Nas restantes estações os valores de precipitação máxima diária acumulados no mesmo período foram inferiores ao normal (ano tendencialmente seco a muito seco).
A soma dos valores absolutos mostraram uma tendência para uma ligeira diminuição relativamente à situação observada no dia 30 de Junho deste ano, pelo que se pode considerar que o terceiro trimestre deste ano (Julho, Agosto e Setembro) predominou uma acumulação de precipitação máxima diária absoluta ligeiramente inferior aos valores normais esperados (trimestre ligeiramente mais seco que o normal). As estações meteorológicas de Santa Maria, no Arquipélago dos Açores, Base Aérea de Beja, em Portugal Continental, e do Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Arquipélago da Madeira, registaram um trimestre mais húmido que o normal; as estações meteorológicas das Lajes/Terceira, Angra do Heroísmo e Ponta delgada, no Arquipélago dos Açores, e de Coimbra, em Portugal Continental, registaram um trimestre mais seco que o normal.
Nenhuma estação meteorológica portuguesa passou, no terceiro trimestre deste ano, de uma situação de défice de valores de precipitação diária acumulada para uma situação de excesso de valores de precipitação máxima diária acumulada (ou vice-versa, em sentido contrário).

Sem comentários: