terça-feira, 10 de julho de 2018

6778. PORTUGAL: Análise ponderada para dia de 30 de Junho de 2018

(Actualização da postagem número 6689)
* * *

Acima publicam-se os quadros referentes à situação meteorológica para as estações meteorológicas portuguesas representadas no portal WeatherOnline. O quadro superior refere-se ao acumulado das temperaturas máximas registadas diariamente entre 1 de Julho de 2017 e 30 de Junho de 2018; o quadro inferior refere-se ao acumulado das precipitações máximas diárias ocorridas ao longo do mesmo período de tempo.
Assim, no dia 30 de Junho deste ano, observamos que em Portugal, relativamente à acumulação de temperaturas máximas diárias, constata-se que as estações meteorológicas da Horta/Faial, Lajes/Terceira, Ponta Delgada e santa Maria, no Arquipélago dos Açores, e de Évora e Base Aérea de Beja, em Portugal Continental, acumularam valores absolutos acima da média ao longo do período compreendido entre 1 de Julho de 2017 e 30 de Junho de 2018, traduzindo um ano com registo de temperaturas máximas absolutas acumuladas acima do normal (ano quente ou muito quente). Nas restantes estações os valores acumulados de temperatura máxima no mesmo período foram normais ou inferiores ao normal.
A soma dos valores absolutos mostraram uma tendência para diminuir relativamente à situação observada no dia 31 de Março deste ano, pelo que se pode considerar que o segundo trimestre deste ano (Abril, Maio e Junho) predominou uma acumulação de temperaturas máximas absolutas inferiores aos valores normais esperados; este facto repete exactamente o já tinha acontecido no primeiro trimestre deste ano, em que também ocorreu o predomínio da acumulação de temperaturas máximas absolutas inferiores aos valores normais esperados.
Por fim, constata-se que as estações meteorológicas de Ovar e de Beja, em Portugal Continental, transitaram de uma situação em que acumulavam valores superiores à média no dia 31 de Março do corrente ano para uma acumulação de valores inferiores à média no dia 30 de Junho.
Relativamente à precipitação máxima diária acumulada, constata-se que, no período compreendido entre 1 de Julho de 2017 e 30 de Junho de 2018, apenas a estação meteorológica de Ovar, em Portugal Continental, acumulada valores acima do normal (ano tendencialmente mais húmido que o normal); todas as restantes estações meteorológicas portuguesas (incluindo as dos arquipélagos dos Açores e da Madeira) acumularam valores inferiores ao normal, traduzindo um ano seco.
No segundo trimestre deste ano (Abril, Maio e Junho), a situação de défice de precipitação global manteve-se ou gravou-se ainda mais no conjunto de todas as estações meteorológicas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, fruto de uma Primavera relativamente seca; já em Portugal Continental aconteceu uma situação inversa, em que a situação de défice de precipitação global manteve-se ou desagravou-se, fruto de uma Primavera relativamente húmida.
Por fim, constata-se que a estação meteorológica de Ovar, em Portugal Continental, passou de uma situação de défice de valores de precipitação diária acumulada em 31 de Março para uma situação de excesso de valores de precipitação máxima diária acumulada em 30 de Junho (Primavera relativamente húmida).

Sem comentários: