sábado, 13 de outubro de 2018

6930. Furacão LESLIE - Continente e Madeira (Actualização)

O IPMA, e segundo o último comunicado do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), informa que às 09 UTC, 10 h locais o Furacão Leslie se encontrava a 500 km a sudoeste de Lisboa. A trajectória do furacão Leslie nas previsões mais recentes é, com alta probabilidade, para es- nordeste deslocando-se a 60 km/h. O furacão Leslie -deverá aproximar-se da região costeira entre Coimbra e Setúbal, no final do dia de hoje, a partir das 19 horas locais entre as 21 e 22 horas locais, já como depressão pós-tropical, mas ainda com a intensidade equivalente à de furacão de categoria 1
Após a entrada em terra da depressão pós- tropical Leslie, o que deverá acontecer entre as 23 e as 24 horas locais, a depressão começará a diminuir de intensidade e atravessará o território na direcção nordeste, com a direcção mais provável para a região espanhola de Salamanca. No período de aproximação e passagem pelo território do Continente prevê-se vento e rajadas muito fortes ou mesmo excepcionalmente fortes, chuva forte e agitação marítima forte.
A região entre Setúbal e Aveiro, nomeadamente os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro, serão os mais atingidos por vento forte ou muito forte (60 a 80 km/h) e rajadas excepcionalmente fortes. Nestes distritos prevê-se rajadas superiores a 130 km/h, havendo uma probabilidade 10% de se atingirem rajadas de 180 ou 190 km/h, em particular nos locais do litoral e nas terras altas, no período as 22 horas locais do dia 13 e as 04 horas locais de 14. Nos outros distritos das regiões Norte e Centro prevê-se vento forte e rajadas superiores a 130 km/h, podendo atingir-se rajadas de 145 km/h.
Na região costeira dos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, entre as 23 horas locais de 13 e as 04 horas locais de 14, prevê-se ondas de oeste ou noroeste com altura significativa superior a 7 m, podendo atingir altura máxima de 13 ou 14 metros, sendo expectável a ocorrência de galgamentos costeiros.
As regiões com maior probabilidade de serem atingidas com precipitação intensa são as dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, no período entre as 23 horas locais do dia 13 e as 04 horas locais de 14.
O furacão Leslie passou a norte do arquipélago da Madeira, durante a noite do dia 13, a uma distância de cerca de 300 km do arquipélago, originando vento forte nos locais mais expostos, nomeadamente nas terras altas, onde se registaram rajadas entre 110 km/h e 120 km/h e nas regiões costeiras entre 60 e 90 km/h.
Os maiores valores da quantidade de precipitação numa hora variaram entre 10 e 15 mm e nas regiões costeiras entre 5 e 10 mm. Os maiores valores da precipitação, em seis horas, nas regiões montanhosas foram da ordem de 45 mm, valor ligeiramente superior ao limite máximo do aviso amarelo e nas regiões costeiras, os maiores valores foram da ordem de 15 mm, registados na parte leste da costa sul da Ilha da Madeira. A altura significativa das ondas, observada às 09 UTC no observatório foi cerca de 3 metros. Em geral, as condições meteorológicas melhoram a partir do fim da manhã, à excepção do estado do mar que se deverá manter agitado até ao fim da tarde.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: