domingo, 14 de outubro de 2018

6938. Efeitos da passagem do LESLIE

Feridos e rulotes destruídas em parque de campismo da Figueira da Foz – Vários feridos, cerca de 80 rulotes danificadas ou destruídas e uma ordem de evacuação a ser cumprida nas próximas horas, são os efeitos do furacão Leslie no parque de campismo do Cabedelo, na Figueira da Foz.
No parque, situado na margem sul do rio Mondego, junto à praia do Cabedelo e molhe sul do porto da Figueira da Foz, são visíveis os estragos provocados pelo mau tempo que atingiu aquela região na noite de sábado, com pelo menos quatro rulotes que 'voaram' por cima da vedação e aterraram, completamente destruídas, a cerca de 100 metros de distanciam na estrada anexa, e outras dezenas danificadas no interior do espaço, constatou a agência Lusa no local.
"Estimo que devem estar cerca de 80 rulotes viradas. Alguns deles [dos campistas] estavam envolvidos nas rulotes, tivemos de os tirar para fora e batemos rulote a rulote para tirar as pessoas", disse à agência Lusa Tiago Cadima, concessionário do restaurante do parque de campismo.
A fonte frisou que os prejuízos serão "muito avultados", existindo automóveis "debaixo de rulotes" e "rulotes em cima umas das outras".
Segundo Tiago Cadima, "quatro a cinco pessoas" ficaram feridas, com ferimentos considerados ligeiros: "um tinha um braço partido, outros contusões na cabeça e no corpo e também era mais o susto de alguns, porque têm uma idade avançada", sublinhou.
De acordo com a mesma fonte, cerca de 120 campistas estavam no parque de campismo na altura em que o furacão atingiu o local e acabaram por encontrar guarida no edifício do restaurante, onde grande parte pernoitou.
Feridos ligeiros e dezenas de desalojados em Coimbra – A passagem do furacão Leslie pelo distrito de Coimbra provocou alguns feridos ligeiros e dezenas de desalojados, informou à agência Lusa o comandante operacional distrital.
Segundo Carlos Luís Tavares, a passagem do furacão Leslie provocou mais estragos nos concelhos do Centro Litoral do distrito, nomeadamente na Figueira da Foz, Montemor-o-Novo, Coimbra, Soure e Condeixa-a-Nova.
Foi nesses concelhos que se registaram "dezenas de desalojados", devido à tempestade que causou "uma destruição muito grande em telhados de habitações", acrescentou. Queda de poste de iluminação pública provoca apagão em rua da Trofa – A queda de um poste de iluminação pública numa rua da Trofa, distrito do Porto, provocou um apagão naquela via logo após se começarem a sentir os efeitos da tempestade tropical Leslie, revelou à Lusa fonte dos bombeiros.
O primeiro de dois incidentes registados pelos Bombeiros da Trofa naquele concelho deu-se, segundo a mesma fonte, às 23h56 de sexta-feira.
Mais tarde, os bombeiros foram novamente chamados para retirar "uma árvore de pequeno porte" que caiu sobre uma viatura estacionada e sem passageiros no momento da queda.
Queda de poste de alta tensão deixa sem luz cerca de 30 casas em Valongo – A queda de um poste de alta tensão em Valongo, no distrito do Porto, devido à passagem do furacão Leslie, deixou cerca de 30 casas sem electricidade, disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Valongo.
Segundo a mesma fonte o alerta foi dado cerca das 00h55, depois do vento forte que continua a fazer-se sentir na zona provocar a queda do poste, na freguesia de Sobrado, fazendo com que "as cerca de 30 casas daquela rua" tenham ficado "sem electricidade".
Os Bombeiros Voluntários de Valongo tiveram ainda de intervir na freguesia de Campo depois da queda de duas árvores ter provocado o corte temporário de uma estrada secundária.
Queda de árvore em Matosinhos provoca corte da linha do metro – A queda de uma árvore em Senhora da Hora, Matosinhos provocou hoje o corte da linha do metro de Matosinhos e o corte das duas vias de trânsito da Rua da Lagoa, afirmou fonte dos Bombeiros Voluntários de Leixões.
Segundo fonte dos Bombeiros de Leixões, a queda da árvore na Rua da Lagoa, em Senhora da Hora, Matosinhos, provocou também danos numa estátua centenária que se encontrava numa rotunda.
Circulação restabelecida na auto-estrada A1 – A circulação automóvel foi restabelecida na auto-estrada A1, perto da área de serviço de Pombal, informou a concessionária Brisa.
O trânsito esteve temporariamente cortado no sábado à noite na auto-estrada do Norte, no sentido Norte-Sul, perto da área de serviço do Pombal, devido à queda de uma árvore causada pelo vento forte.
A passagem do furacão Leslie pelo território continental, com vento fortes, causou no sábado à noite a queda de árvores, cortes de estradas e de energia em habitações, o cancelamento de voos e a suspensão de ligações fluviais.
O furacão Leslie atingiu o território continental como depressão pós-tropical, mas com ventos com "intensidades equivalentes a uma tempestade tropical", com rajadas acima dos 130 quilómetros/hora que podem chegar a máximos históricos de 180/190 quilómetros/hora, segundo o meteorologista do IPMA Nuno Moreira.
Cerca de 30 voos cancelados no sábado à noite – Cerca de 30 voos foram cancelados sábado à noite, nos aeroportos de Lisboa e do Funchal, segundo informação disponível no portal da ANA – Aeroportos de Portugal, a maioria devido à passagem da tempestade tropical Leslie.
Sem mencionar números, o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, disse à Lusa que o mau tempo esteve na origem de "praticamente todos os voos cancelados".
De acordo com o portal da ANA, foram canceladas durante a noite de sábado no aeroporto de Lisboa 19 chegadas e oito partidas de voos.
No aeroporto do Funchal foram canceladas duas aterragens.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sábado 13 distritos sob aviso vermelho, o mais grave, por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, em consequência da passagem pelo território continental da tempestade tropical Leslie.
Na Madeira, o Leslie passou sem causar "ocorrências de relevo", segundo o Serviço Regional da Protecção Civil.
No território continental, a tempestade, com o pico esperado até às 04h00 deste sábado, já provocou queda de centenas de árvores e cortes de energia em milhares de casas.
Mau tempo obriga a suspender ligação fluvial a Cacilhas – As ligações fluviais entre o Cais do Sodré e Cacilhas, suspensas durante a noite de sábado devido ao mau tempo e à forte agitação marítima, foram retomadas ao início da madrugada, informou fonte da Transtejo Soflusa.
"As duas carreiras previstas para o início da madrugada entre Cais do Sodré e Cacilhas serão realizadas", afirmou a responsável pela comunicação da empresa, Margarida Perdigão.
De acordo com a mesma fonte, ao início da manhã serão retomados também os "horários normais" das carreiras de Trafaria, Porto Brandão e Belém.
As ligações fluviais estiveram interrompidas durante a noite de sábado em consequência das condições adversas causadas pela passagem do furacão Leslie.
Encerrada ligação fluvial entre Trafaria, Porto Brandão e Belém – A ligação fluvial entre a Trafaria, Porto Brandão e Belém, no rio Tejo, foi este sábado encerrada devido ao mau tempo e à forte agitação marítima, disse à agência Lusa fonte oficial da Transtejo Soflusa.
"Esta é a ligação [entre as duas margens do Tejo] mais próxima do mar" e "quer pelas condições meteorológicas quer por ser feita por navios cuja manobrabilidade é mais complicada, encontra-se encerrada", explicou Margarida Perdigão, responsável da Transtejo Soflusa.
Quanto às restantes ligações fluviais entre as duas margens do Tejo, mantêm-se operacionais, mas a empresa assegura estar atenta, a acompanhar o evoluir da situação, e diz que tomará as medidas necessárias para garantir a segurança dos passageiros.
Marginal entre Parede e Carcavelos encerrada ao trânsito num sentido – A marginal entre a Parede e Carcavelos foi encerrada ao trânsito ao início da noite deste sábado no sentido Cascais-Lisboa devido à ondulação, disse à agência fonte da PSP. Segundo o oficial de dia do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o encerramento ao trânsito daquele troço da Marginal foi decidido pela Polícia Marítima.
Furacão Leslie na Madeira – Na Madeira, este sábado, o vento fez-se sentir com grande intensidade, acompanhado de chuva, e registaram-se cancelamentos de voos devido ao furacão Leslie. Não há danos de maior na ilha mas 180 eventos desportivos foram cancelados por causa da tempestade.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: