domingo, 14 de outubro de 2018

6940. Efeito da passagem do LESLIE: Continente e Madeira

O IPMA informa que o furacão LESLIE passou a ter características de depressão pós tropical sobre o mar antes de atingir, cerca das 22:40 hora local, a costa de Portugal Continental na região entre a Figueira da Foz e Aveiro.
As rajadas de vento mais fortes foram registadas na estação meteorológica da Figueira da Foz com vento de oeste. O valor máximo observado foi 176.4 km/h às 22:40 hora local tendo-se registado rajadas com mais de 100 km/h de intensidade durante cerca de 40 minutos. Na estação meteorológica de Aveiro registou-se vento médio de noroeste com 82 km/h e rajada de 120 km/h às 23:20 hora local e na estação meteorológica de Coimbra registou-se vento médio de sudoeste com 60 km/h e rajada de 122 km/h às 22:50 hora local. O vento mais intenso na Figueira da Foz, comparando com as outras regiões à mesma hora, deve-se a um fenómeno designado por sting jet que se pode identificar interpretando a imagem de radar.
A passagem de uma linha de instabilidade na região sul deu origem a precipitação forte e trovoada entre as 22 h e a 01 h, com observação de precipitação acumulada em 1 hora entre 10 e 20 mm. No mesmo período de tempo foi também observada precipitação forte no litoral da região Norte, onde a precipitação acumulada em 6 horas atingiu valores entre 30 a 40 mm.
A agitação marítima na costa ocidental registou valores entre 4 e 5 metros de altura significativa, segundo o registo das bóias de Leixões e Sines do Instituto Hidrográfico.
A depressão pós-tropical LESLIE dirigiu-se para nordeste, atravessando o território do Continente enquanto perdia actividade, encontrando-se em Espanha a leste de Bragança cerca das 5 horas locais. No distrito de Viseu ainda se observou vento forte com rajadas que atingiram 140 km/h no Caramulo.
Durante a noite de 12 para 13 o LESLIE passou a norte do arquipélago da Madeira, ainda com a categoria de furacão, a uma distância de cerca de 300 km do arquipélago, originando vento forte nos locais mais expostos, nomeadamente nas terras altas, onde se registaram rajadas entre 110 km/h e 120 km/h e nas regiões costeiras entre 60 e 90 km/h. Os maiores valores da quantidade de precipitação numa hora variaram entre 10 e 15 mm e nas regiões costeiras entre 5 e 10 mm. Os maiores valores da precipitação, em seis horas, nas regiões montanhosas foram da ordem de 45 mm, valor ligeiramente superior ao limite máximo do aviso amarelo e nas regiões costeiras, os maiores valores foram da ordem de 15 mm, registados na parte leste da costa sul da Ilha da Madeira. A altura significativa das ondas, observada às 09 UTC no observatório foi cerca de 3 metros. Em geral, as condições meteorológicas melhoram a partir do fim da manhã, à excepção do estado do mar que se deverá manter agitado até ao fim da tarde.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: