segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

7031. Previsão do estado do tempo para o fim de ano

Portugal Continental – Até ao dia 1 de Janeiro de 2019, o estado do tempo no continente será influenciado por um anticiclone relativamente intenso localizado sobre o Golfo da Biscaia e por uma depressão, pouco cavada, centrada junto a Marrocos, com maior expressão nos níveis altos e em deslocamento gradual para oeste.
Assim, predominará o céu pouco nublado ou limpo, podendo haver condições para a formação de neblina ou nevoeiro matinal na bacia do Douro e o vento será fraco a moderado do quadrante leste.
A temperatura máxima do ar deverá variar entre 14 e 18ºC, excepto no interior Norte e Centro onde deverá ser inferior, aproximadamente entre 10 e 14ºC. A temperatura mínima do ar deverá variar entre 4 e 8ºC na generalidade do território, sendo inferior nas regiões do interior Norte e Centro, aproximadamente entre 0 e 4ºC, e superior na costa sul do Algarve, entre 8 e 10ºC. Prevê-se ainda acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro.
A noite da passagem de ano será fria, com pouca ou nenhuma nebulosidade e vento fraco a moderado do quadrante leste.
Arquipélago dos Açores – No último dia do ano, dia 31 de Dezembro (Segunda-feira), devido a presença de uma superfície frontal quente em fase de dissipação, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva nos grupos Central e Oriental na madrugada e manhã, esperando-se uma melhoria do estado do tempo a partir da tarde com o céu a apresentar-se com abertas. Nas ilhas Flores e Corvo, grupo Ocidental, o céu deverá apresentar-se com abertas, no entanto a verificar-se um aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva a partir do fim do dia devido à aproximação de uma nova superfície frontal fria.
No dia 01 de Janeiro (terça-feira), a superfície frontal deverá provocar períodos de chuva ao longo do dia no grupo Ocidental e, nas ilhas do grupo Central, provocará um aumento da nebulosidade e períodos de chuva especialmente a partir do fim da tarde. No grupo Oriental o céu a apresentar-se com abertas existindo a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.
O vento, em todo o arquipélago, deverá manter-se do quadrante sul. A temperatura máxima irá variar entre os 17 e os 18ºC e a mínima entre os 13 e os 14ºC.
Arquipélago da Madeira – A partir da tarde de dia 31, aproxima-se um vale depressionário, ao qual está associada uma superfície frontal fria e no dia 1 o anticiclone que se encontra no Golfo da Biscaia retomará a sua influência sobre o arquipélago.
Vai continuar a ocorrer precipitação podendo ser mais intensa na parte oeste da ilha da Madeira durante a madrugada e manhã de dia 1. O vento será do quadrante sul, mais intenso entre a tarde de dia 31 e a manhã de dia 1, em especial nas zonas montanhosas.
A temperatura máxima deverá variar entre 17 e 22ºC, embora nas zonas montanhosas seja inferior, entre 8 e 12ºC. Em relação à temperatura mínima, os valores deverão variar entre 13 e 17ºC, e nas zonas montanhosas, entre 5 e 9ºC.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: