sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

7086. TEMPESTADE HELENA: Queda de árvores e inundações em mais de 700 ocorrências do mau tempo

Esta sexta-feira, até às 18.30 horas, foram registadas 702 ocorrências relacionadas com "meteorologia adversa", mobilizando 2435 operacionais e 919 veículos, indica a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) na sua página de Internet.
Segundo dados da ANPC, as ocorrências dizem respeito a quedas de árvores, movimento de massas, limpezas de via e sinalização de perigo, queda de estruturas temporárias ou móveis e elementos de construção, desabamento de estruturas edificadas e inundações de estruturas ou superfícies por causa da chuva intensa.
Árvore caída cortou trânsito no centro de Famalicão – Uma árvore de grande porte caiu esta manhã na Avenida General Humberto Delgado, no campo da Feira, no centro de Vila Nova de Famalicão, cortando o trânsito no sentido Braga/Porto, cerca das 9.30 horas.
Estrada cortada em Penacova e árvores caídas no distrito de Coimbra – A Estrada Nacional 110, entre Rebordosa e Foz do Caneiro, em Penacova, no distrito de Coimbra, está encerrada ao trânsito devido a uma derrocada, ocorrida depois da meia-noite, que terá sido provocada pelo mau tempo.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, adiantou à Lusa ainda que as condições meteorológicas adversas já provocaram várias quedas de árvores um pouco por todo o distrito, sem, no entanto, causar estragos ou vítimas.
Mar destrói passadiços em Mira – As dunas, paliçadas e passadiços da praia de Mira foram destruídos nas últimas horas por vagas de grandes dimensões. A zona mais afectada é junto ao bairro norte, mas não há casas afectadas.
Segundo Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira, "o mar arrastou os 'big bags', sacos de areia de grandes dimensões que foram colocados na base das dunas, há uns anos, para protecção" e "os passadiços foram afectados", numa zona de cerca de 100 metros, perto do bairro norte.
Para já "não há perigo eminente", mas os serviços de Protecção Civil da Câmara, a Região Hidrográfica do Centro e Agência Portuguesa do Ambiente estão a monitorizar a situação, acrescentou o autarca.
Deslizamento de terras em Sintra – Um deslizamento de terras arrastou um candeeiro para um baldio, na Tapada das Mercês, em Sintra, junto a uma zona de habitação, cerca das 2.30 horas desta sexta-feira. Segundo os bombeiros, devido ao mau tempo, houve uma falha na estabilização na ligação entre dois taludes.
Bomba de combustível destruída e carros atingidos por temporal em Esposende – Pelo menos dois carros ficaram danificados devido ao temporal que se fez sentir em Esposende. Os veículos foram atingidos por placas metálicas arrancadas pelo vento forte. O posto de combustível da Repsol, em Esposende, também ficou danificado.
O alerta para os Bombeiros de Esposende foi dado às 11.40 horas. A GNR também foi chamada ao local. Apesar do aparato, não há feridos a registar.
Escola evacuada em Espinho por causa de estragos do mau tempo – A Escola EB 2/3 Gomes de Almeida, em Espinho, foi evacuada depois de uma parte da cobertura de um edifício administrativo ter caído, como consequência do mau tempo que se tem feito sentir. As aulas foram canceladas até segunda-feira, uma vez que as placas que caíram podiam constituir perigo para os alunos.
Queda de árvore e de poste de electricidade em Braga – A queda de uma árvore de grande porte cortou a circulação de uma estrada municipal em Braga. O trânsito estava, pelas 13.40 horas, encerrado em ambos os sentidos da via, que liga as freguesias de Gualtar a Adaúfe, na zona norte do concelho de Braga. Ao local, acorreram os Bombeiros Sapadores de Braga e a Guarda Nacional Republicana de Braga.
Foi derrubado também um poste de electricidade, na Rua do Quartilho, na freguesia de Adaúfe.
Mau tempo corta Avenida Dom Carlos I no Porto – A avenida D. Carlos I, na zona da Foz do Douro, no Porto, está cortada ao trânsito devido ao mau tempo. A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha já alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore.
Marginal Norte em Peniche cortada ao trânsito – A estrada Marginal Norte, que liga o centro da cidade de Peniche ao Cabo Carvoeiro, no distrito de Leiria, foi esta sexta-feira cortada ao trânsito, devido à agitação marítima, informou o segundo comandante dos bombeiros locais.
"O mar estava a galgar a Marginal Norte e decidiu-se cortar a estrada desde a entrada da cidade até ao Cabo Carvoeiro", afirmou Alexandre Barradas à agência Lusa.
A via encontra-se cortada desde as 13 horas e deverá assim permanecer até às 19 horas, altura em que se prevê a baixa-mar e as autoridades locais deverão fazer uma nova avaliação.
Alexandra Lopes, Augusto Correia, Rita Salcedas, Luís Pedro Carvalho, Adriana Castro, Zulay Costa, Salomão Rodrigues e Joaquim Gomes
* * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: